Clique e assine por apenas 4,90/mês
Juju na Trip Por Blog Uma família de cariocas vivendo o que há de melhor na vida, e compartilhando todas as dicas por aqui. Acompanhem!

Como fica a reabertura do turismo em Búzios

Vejam como será a retomada das atividades dos hotéis, bares, restaurantes e nas praias do balneário a partir deste fim de semana

Por Blog Juju na Trip - Atualizado em 30 jul 2020, 22h10 - Publicado em 30 jul 2020, 13h48

Búzios retoma suas atividades turísticas neste fim de semana, a partir de 1º de agosto, com a reabertura de bares e pousadas. As barreiras sanitárias para acesso à cidade serão mantidas, e os viajantes terão agora que apresentar um QR Code aos agentes, além de ter a temperatura aferida. O código será emitido pelos hotéis e restaurantes para seus clientes, e visa impedir a entrada de visitantes que vão para Búzios apenas passar o dia. A reabertura do turismo acontece um mês depois da flexibilização do funcionamento de bares e restaurantes.

Como ficam as praias nessa retomada:

As praias de Búzios seguem todas fechadas para banho de sol na areia. Por enquanto, estão abertas apenas para a prática de esportes, o que inclui caminhadas, corridas, Stand Up Paddle, natação, surfe, caiaque e afins.

 

Ferradurinha, ótima praia para SUP, natação, snorkel.
Na reabertura de Búzios, só será permitido ficar na praia praticando atividades. A Praia da Ferradurinha, ótima para SUP, natação, snorkel. Divulgação

Dito isso, encontre seu trecho de mar:

Para surfe, as melhores são Brava e Geribá.

Já natação, sup, snorkel, caiaque, vá para Foca, Forno, Manguinhos (lugar perfeito para estar dentro d’água na hora em que sol se põe), João Fernandes e Fernandinho, Azeda, Ossos e Bardot. Em João Fernandes, inclusive, há uma área demarcada para snorkel.

A Rasa, por sua vez, é para a turma do kite e wind.

Continua após a publicidade
Por-do-sol em Manguinhos: lugar e horas perfeitas para estar dentro da água Juju na Trip/Veja Rio
Juju na praia de João Fernandes.
Juju na praia de João Fernandes: SUP está liberado.

Funcionamento de bares e restaurantes:

Os bares e restaurantes de Búzios estão funcionando desde julho com 50% da capacidade, ocupação limite que se mantém nessa retomada do turismo. E com toque de recolher às 23h, mantendo sempre os procedimentos de controle do vírus como regra.

As medidas têm funcionado bem. De acordo com Janaína Medina, que mora em Búzios, comerciantes e frequentadores têm cumprido as regras.

– A única exceção foi no Porto do Barra, assim que reabriu, quando houve uma certa aglomeração e pessoas sem máscara. Mas logo foi resolvido – conta ela.

No restaurante 74 o cliente é recebido com um termômetro. Ninguém entra ou trabalha sem a temperatura aferida. O uso de máscara é obrigatório para os funcionários e, para os frequentadores, quando se levantarem das mesas.

Reabertura do turismo Buzios: procedimentos à risca no restaurante 74 Restaurante 74/Veja Rio

O Bar do Zé , na Orla Bardot, segue na mesma linha. Máscaras, gel na mesa, na entrada e movimento controlado. Estevão Figueira de Mello (o Zé), sócio do restaurante, vê a retomada de forma otimista, e defende ainda que a barreira seja mantida.

_ Isso aqui está uma maravilha. Acredito que o turismo precisa, sempre, desse controle. É até uma forma de preservação do local.

Continua após a publicidade
reabertura búzios: o Bar do Zé, que serve comida também na varanda
Reabertura búzios: o Bar do Zé, que serve comida também na varanda. Calmaria voltou à Búzios Thales Leite

O Rocka também reabriu faz um mês, se adaptou aos procedimentos. A parte interna do restaurante funciona com apenas 16 lugares, o terraço ganhou ares de living com namoradeiras longes umas das outras para respeitar o distanciamento, no gramado podem no máximo duas pessoas no colchão menor e 4 no maior.

_ Não deixamos mais que dois casais juntos para que não haja aglomeração. Se chega um grupo maior, a gente divide. E a aceitação tem sido boa; as pessoas têm respeitado os protocolos_, conta o chef e proprietário, Gustavo Rinkevich, que explica que também adaptou o cardápio por causa da pandemia e da logística. _ Agora tem mais itens locais ainda.

Para Rinkevch, a reabertura lenta e de forma responsável é o melhor caminho para garantir o controle do vírus.

O Rocka, na Brava: entre os cuidados, além de máscaras, menos mesas e no máximo 4 pessoas por grupo Rocka/Veja Rio

Trilhas ao ar livre:

Atividades ao ar livre sempre foram uma atração em Búzios. Agora, com a necessidade de distanciamento social e o risco de atividades físicas em academias, práticas como trekking ganham mais adeptos.

Para quem gosta de caminhar, o destino tem trilhas que rendem lindos visuais e bons mergulhos em Búzios. A Cactus Experiências, agência especializada em esportes na natureza, indica três delas: a da Serra das Emerências, a do Pai Vitório e a que leva às piscinas naturais da Ferradurinha.

_ Nós levamos em todas. Nossos grupos são de no máximo 10 pessoas, e cuidamos para que o distanciamento de 1,5 metro seja mantido entre os integrantes do grupo que não estejam juntos. Além, claro, do uso de máscaras e álcool em gel _ conta Paula Rascão, proprietária da agência.

Continua após a publicidade

Paula é  também a idealizadora da plataforma e-Trilhas e do app Trilha Transcarioca. Em 2017, foi convidada a representar o Brasil no Japão, durante a expedição da rede mundial World Trails Network.

o que fazer em Buzios: trilha para as piscinas naturais da Ferradurinha
o que fazer em Buzios: trilha para as piscinas naturais da Ferradurinha

Onde ficar em Búzios: 

Pelo decreto municipal da reabertura de Búzios, a hotelaria poderá funcionar com lotação de até 70%. Alguns estabelecimentos vão reabrir já neste fim de semana, como é o caso do Boutique Hotel & Spa Casas Brancas.

– Seguiremos todas as medidas obrigatórias e mais algumas extras. A sanitização de todas as áreas sociais do hotel é feita duas vezes por dia com peroxi-4, um produto hospitalar que mata germes, bactérias e vírus, e diariamente nos quartos. Também fazemos a sanitização de toda a roupa de cama, toalhas e móveis com o Rainbown (o equipamento tem, entre outras tecnologia, o filtro HEPA) – conta Santiago Bebianno, sócio da pousada.

Medição da temperatura de funcionários e hóspedes, e obrigatoriedade de máscaras nas áreas comuns, também estão entre as medidas adotadas pelo Casas Brancas, conta o sócio da pousada. Além de EPIs específicos para proteger a equipe de limpeza.

Hoteis Búzios: o Boutique Hotel & Spa Casas Brancas: tem ambientes arejados e cuidados além dos obrigatórios
Hoteis Búzios: o Boutique Hotel & Spa Casas Brancas

O Vila da Santa, na Praia dos Ossos, também volta a funcionar neste fim de semana. Além de todos os procedimentos recomendados pela Anvisa, a pousada implementou cuidados extras sugeridos pela Brazilian Luxury Travel Association.

_ Teremos check-in online, o que vai diminuir o tempo de permanência do hóspede na recepção, o café agora será à la carte, e as refeições podem ser desfrutadas ao ar livre – conta o gerente comercial, Manuel de Oro.

Continua após a publicidade

Sobre a retomada, Oro conta que vem se confirmando a tendência do slow travel.

_ No lugar das reservas de uma noite, aumentou a procura por estadas mais longas e de famílias _ diz ele, que apoia a manutenção da barreira sanitária. _ A cidade fica mais vazia, e é mais fácil manter o distanciamento.

O hotel Vila de Santa, em Búzios, também reabre esse fim de semana com cuidados extras Vila de Santa/Veja Rio

Há, porém, hotéis que preferiram esperar. O Relais la Borie, por exemplo, adiou o retorno das atividades para setembro.

_ Assim, conseguimos nos preparar com ainda mais segurança – explica a gerente operacional, Gloria Vega. _ Todo dia há novidades, e estamos nos adaptando em tudo. Já compramos os mesmos protetores de colchão e de travesseiros que são usados na Rede d’Or, montamos uma uma equipe só para trocar os lençóis, outra apenas para limpeza do quarto, e cada uma delas usará os EPIs necessários à função. Já o café da manhã seguirá como bufê, só que assistido por um funcionário, e com barreiras de acrílico.

O La Borie e sua área externa de frente pro mar
O La Borie e sua área externa de frente pro mar Debora Garcia/Divulgação

Outra pousada que pretende esperar mais um pouco é a  Cactus(antiga Ilana).

_ Minha ideia é esperar os primeiros 15 dias, ver como fica a curva, se o vírus continuará sob controle, e então reabrir _ conta a proprietária Paula Rascão.

Continua após a publicidade
Pousada Cactus: reabertura só depois da segunda quinzena de agosto Divulgação Cactus/Veja Rio

Outros hoteis que já estarão abertos em agosto

E para quem preferir, casas para aluguel:

Como fica a Rua das Pedras de noite:

O comércio também reabriu, mas com o toque de recolher às 23h.

⇒ Para saber mais, siga o Juju na Trip no instagram e assine o canal do youtube.

Publicidade