Prevenir ainda é o melhor remédio
Conheça os sete passos para um estilo de vida saudável
O Brasil tem acompanhado, estarrecido, as notícias de que sarampo, pólio, difteria e rubéola estão voltando a ameaçar a população, depois de anos de erradicação. São doenças que estavam controladas graças à vacinação em massa, mas que acharam uma brecha na sociedade para reaparecerem. Em pleno século XXI, questionar a utilidade de vacinas beira a ignorância. Elas são fundamentais na manutenção da saúde pública. Vacinar é um ato de cidadania, já que o antídoto só cumpre sua missão se a maioria da população está imunizada. É o coletivo que traz sua eficácia. Vacinar é prevenir. E quando se trata de saúde prevenir ainda é o melhor remédio.
“Quanto mais nós investirmos em promoção e prevenção de saúde, menos gastaremos com o atendimento das pessoas. Então faremos o círculo virtuoso da saúde”, disse recentemente o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele está certo ao analisar a lógica perversa da saúde brasileira. Investir na prevenção é mais barato e eficiente que gastar na cura.
Quem leva uma vida saudável, naturalmente está se prevenindo de muitas doenças. Segundo a Universidade de Stanford, 73% das mortes nos grandes centros urbanos têm ligação com maus hábitos.
Confira os sete passos para um estilo de vida saudável:
1) Alimentação saudável: Comer bem é uma regra de ouro. Um diário alimentar pode ajudar muito. Há vários aplicativos que podem auxiliar na missão de descobrir onde você está exagerando.
2) Objetivos claros: Crie um projeto de vida traçando dois objetivos, um a médio e outro a longo prazos. E comemore cada etapa!
3) Durma bem: As oito horas de sono recomendadas pelos especialistas são fruto de muitos estudos científicos. O sono adequado é responsável por repor as energias e representa um dos segredos da longevidade.
4) Exercício físico: Devem ser prioridade na rotina. Segure firme no começo: os resultados aparecerão e você verá a diferença.
5) Família saudável: Compartilhe seu estilo de vida com familiares. Pais são exemplo para os filhos em suas atitudes e hábitos.
6) Check up anual: Não deixe de fazer seu check up anual ou semestral, conforme a recomendação do seu médico, para saber se seu novo estilo de vida está surtindo efeito.
7) Flexibilidade: Mantenha a dieta, mas com equilíbrio. Escolha uma das refeições por semana para comer aquilo que você mais gosta! Isso vai dar estímulo para seguir em frente.
Kylie Minogue, que fez show no Rio, é quase da realeza (rs)
Sem tabus: Flávia Alessandra e Angélica dividem relatos sobre a menopausa
Morar Mais + INCA: festa solidária no Joá
Como será a agenda do príncipe William em sua visita ao Rio
Receita: Quiche com o que tem na geladeira





