Imagem Blog

Gilberto Ururahy Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Gilberto Ururahy, médico
Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

Como dormir bem em tempos de pandemia

Pesquisa aponta que mais de 50% dos brasileiros passaram a dormir pior desde o início da quarentena

Por Gilberto Ururahy
Atualizado em 22 mar 2021, 11h45 - Publicado em 22 mar 2021, 10h38

Segundo pesquisa recém-divulgada pelo Instituto do Sono, 55,1% dos brasileiros confirmam que a qualidade do sono caiu desde o início da pandemia. Motivos não faltam para os brasileiros passarem as noites em claro: desemprego, instabilidade econômica, uso excessivo de telas e falta de exercícios físicos fizeram com que as pessoas dormissem menos e tivessem um sono pior, pouco regenerador para enfrentar o dia seguinte. Face à mudança abrupta que vivemos, como o isolamento e o medo de contrair o vírus, nosso corpo responde com a produção grande de adrenalina. Este hormônio do estresse é um potente estimulante que conduz o indivíduo à insônia.

Cerca de 35% dos indivíduos que recebemos nas clínicas da MedRio convivem com importantes alterações do sono, quase o dobro se compararmos com as estatísticas de 2019. O fenômeno não se limita apenas ao Brasil. De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 34% das pessoas em todo o mundo estão padecendo com insônia.

 Noites mal dormidas acarretam consequências danosas, como queda na produtividade, comprometimento do desempenho intelectual, intensificam o mau humor e aumentam os atritos interpessoais. Em casos mais graves, podem causar distúrbios cardiovasculares, com aumento considerável de risco de AVC, de infarto e de diabetes, em decorrência da resistência à insulina.

 A pesquisa do Instituo do Sono traz ainda outro alerta perigoso: o crescimento vertiginoso do consumo de remédios para dormir. Houve um aumento de 85% no número de brasileiros que confirmaram fazer uso de medicamentos que induzem o sono ao menos uma vez por semana.

Continua após a publicidade

 Algumas dicas que podem ajudar a ter uma noite de sono reparadora são evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cafés e estimulantes à noite; criar uma rotina de horários para se deitar e acordar; preparar um ambiente agradável para dormir, ficando atento à luminosidade, temperatura e barulhos. Outros gatilhos que devem ser evitados são cigarro, alimentação poucas horas antes de se deitar e uso de aparelhos eletrônicos na cama.

Por mais difícil que possa parecer, é preciso evitar pensamentos em problemas e a tentação de organizar o dia seguinte mentalmente. O sono é a hora em que o cérebro deve estar se preparando para repousar. Há vários aplicativos disponíveis que podem ajudar nesse processo de relaxamento. A prática de exercício físico durante o dia também é um poderoso aliado para que o sono se apresente de forma orgânica à noite.

 Nos check-ups médicos modernos é fundamental oferecer ao cliente uma avaliação e orientação sobre o seu sono. Parte integrante do tripé para a manutenção da saúde com qualidade, juntamente com a alimentação equilibrada e atividade física regular, o sono sem roncos, repousante e natural ( não induzido por medicamentos), reduz a possibilidade de a pessoa desenvolver doenças crônicas (como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e até mesmo o câncer) e fortalece o sistema imunológico. 

Continua após a publicidade

Dormir bem é um dos segredos de ter mais saúde e qualidade de vida. E saúde é prevenção!

 Gilberto Ururahy é médico há 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check Up, líder brasileira em check up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.