Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

MITO OU VERDADE?

Gostaria de colocar em discussão algumas questões muito relevantes da nossa saúde, que muitas vezes se tornam mitos. De fato, algumas destas questões são verdadeiras, por isso acho importante este debate e começo hoje esta nova categoria no blog. Para iniciar a categoria ”MITO OU VERDADE?”, convido um Colega para comentar um importante artigo, publicado […]

Por fernanda
Atualizado em 25 fev 2017, 18h44 - Publicado em 28 mar 2014, 15h38

Gostaria de colocar em discussão algumas questões muito relevantes da nossa saúde, que muitas vezes se tornam mitos.

De fato, algumas destas questões são verdadeiras, por isso acho importante este debate e começo hoje esta nova categoria no blog.

Para iniciar a categoria ”MITO OU VERDADE?”, convido um Colega para comentar um importante artigo, publicado nesta semana, sobre um tema muito comentado no nosso cotidiano.

DR. FABIANO M. SERFATY

 

Continua após a publicidade

COMER DE 3 EM 3 HORAS AJUDA A EMAGRECER?

 

Durante décadas médicos e nutricionistas vêm aconselhando dietas em menores porções, realizadas mais vezes ao dia, na tentativa de perda de peso. Acreditava-se que isso manteria o sistema digestório em funcionamento por mais tempo, logo mantendo o metabolismo mais ativo.

No entanto, pesquisadores na Universidade de Warwic (Inglaterra) apresentaram nesta quarta feira em conferência, que está acontecendo na cidade de Liverpool, que parece que tal conceito parece se tratar de um mito.

Comer muitas vezes ao dia além de não aumentar o metabolismo basal, pode aumentar o risco de diabetes e de doença cardiovascular, segundo eles.

Na pesquisa apresentada, os pacientes foram divididos em 2 grupos: um recebendo 5 pequenas refeições ricas em gorduras ao dia e o outro grupo apenas 2 grandes refeições ricas em gorduras.

Continua após a publicidade

O estudo não encontrou diferença significativa entre os grupos de obesos e magros, no que diz respeito ao metabolismo energético basal.

Este estudo sugere, portanto que refeições pequenas e frequentes não aumentam o gasto de energia em comparação com refeições menos frequentes do mesmo valor calórico.

De acordo, com o pesquisador que conduziu o estudo pessoas obesas metabolicamente saudáveis ​​podem se beneficiar de comer com menos frequência. Além disso, algumas pessoas gostam de comer poucas vezes por dia, e ele sugere que esta pode ser uma boa maneira de diminuir a inflamação e o risco de doença metabólica.

Fonte: Society for Endocrinology BES Conference
Source reference: Piya MK, et al “Meal size and frequency influences metabolic endotoxaemia and inflammatory risk but has no effect on diet induced thermogenesis in either lean or obese subjects” SfEBES 2014


DR. RICARDO DE ANDRAE OLIVEIRA
CRM 52.79656-5
Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
Médico do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE)
Médico do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.