Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Doença relacionada às próteses de silicone é descoberta

Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA) se manifesta em pessoas com predisposição genética a doenças autoimune

Por Fabiano Serfaty
Atualizado em 23 jul 2018, 10h42 - Publicado em 3 abr 2014, 21h02

• Com o nome de síndrome Asia, Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA), doença rara que se manifesta, sobretudo em pessoas com predisposição genética a doenças autoimunes.

• Adjuvantes são substâncias estranhas ao corpo humano, que podem desencadear uma reação imunológica que culminam por atacar o próprio organismo.

• Próteses de silicone e alguns tipos de vacina podem apresentar um efeito adjuvante, por isso estão sendo apontados por pesquisadores como fatores desencadeantes desta nova doença autoimune a síndrome Asia.

Continua após a publicidade

• Em pessoas com susceptibilidade genética para reações autoimunes (mais frequente naqueles que tem história de doenças autoimunes na família), os adjuvantes podem induzir a um quadro clínico que consiste desde fadiga, dor e fraqueza muscular; podendo lembrar um quadro de fibromialgia até a eclosão de uma doença autoimune sistêmica como AR(artrite reumatoide), LES(lúpus eritematoso sistêmico), esclerodermia, síndrome de Sjögren, síndrome do anticorpo antifosfolipídeo (SAF) ou outras.

• Essas manifestações clínicas são acompanhadas de alterações laboratoriais específicas que o reumatologista pode diagnosticar e tratar.

Continua após a publicidade

• Nos casos desencadeados por próteses de silicone, a retirada da prótese em muitas vezes melhora o quadro. A prótese não precisa ter sido rompida para o aparecimento de ASIA e essa pode ocorrer mesmo depois de 10 anos de colocação da prótese.

• A mensagem é que as pessoas com risco para desenvolvimento da síndrome, que não é comum, podem ser identificadas a priori e a decisão de tomar uma vacina ou colocar uma prótese deve ser ponderada para cada indivíduo, levando em consideração os riscos e benefícios.

Continua após a publicidade

ROGER A LEVY
Médico reumatologista e professor associado de reumatologia
da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,
Diretor Científico da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro
e Coordenador da comissão de vasculopatias
da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.