Clique e assine por apenas 4,90/mês
Fabiano Serfaty Por Blog

Doença relacionada às próteses de silicone é descoberta

Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA) se manifesta em pessoas com predisposição genética a doenças autoimune

Por Fabiano Serfaty - Atualizado em 23 jul 2018, 10h42 - Publicado em 3 abr 2014, 21h02

• Com o nome de síndrome Asia, Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA), doença rara que se manifesta, sobretudo em pessoas com predisposição genética a doenças autoimunes.

• Adjuvantes são substâncias estranhas ao corpo humano, que podem desencadear uma reação imunológica que culminam por atacar o próprio organismo.

• Próteses de silicone e alguns tipos de vacina podem apresentar um efeito adjuvante, por isso estão sendo apontados por pesquisadores como fatores desencadeantes desta nova doença autoimune a síndrome Asia.

Continua após a publicidade

• Em pessoas com susceptibilidade genética para reações autoimunes (mais frequente naqueles que tem história de doenças autoimunes na família), os adjuvantes podem induzir a um quadro clínico que consiste desde fadiga, dor e fraqueza muscular; podendo lembrar um quadro de fibromialgia até a eclosão de uma doença autoimune sistêmica como AR(artrite reumatoide), LES(lúpus eritematoso sistêmico), esclerodermia, síndrome de Sjögren, síndrome do anticorpo antifosfolipídeo (SAF) ou outras.

• Essas manifestações clínicas são acompanhadas de alterações laboratoriais específicas que o reumatologista pode diagnosticar e tratar.

• Nos casos desencadeados por próteses de silicone, a retirada da prótese em muitas vezes melhora o quadro. A prótese não precisa ter sido rompida para o aparecimento de ASIA e essa pode ocorrer mesmo depois de 10 anos de colocação da prótese.

Continua após a publicidade

• A mensagem é que as pessoas com risco para desenvolvimento da síndrome, que não é comum, podem ser identificadas a priori e a decisão de tomar uma vacina ou colocar uma prótese deve ser ponderada para cada indivíduo, levando em consideração os riscos e benefícios.

ROGER A LEVY
Médico reumatologista e professor associado de reumatologia
da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,
Diretor Científico da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro
e Coordenador da comissão de vasculopatias
da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Publicidade