Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

Covid-19: variante do Reino Unido é mais mortal e mais transmissível

A variante B.1.1.7 do novo coronavírus, que foi identificada pela primeira vez no Reino Unido, está associada a um risco mais elevado de mortalidade

Por Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2021, 15h06 - Publicado em 10 mar 2021, 23h17

De acordo com um estudo publicado nesta quarta (10), no British Medical Journal (1), a variante B.1.1.7 do novo coronavírus, que foi identificada pela primeira vez no Reino Unido, está associada a um risco mais elevado de 64% mortalidade pela Covid-19.

O  estudo, feito no Reino Unido, comparou as taxas de mortalidade entre os pacientes infectados pela a variante B.1.1.7 do SARS-CoV-2  com as taxas de mortalidade entre os pacientes infectados pelas outras variantes do vírus causador da COVID-19. A conclusão alarmante do estudo foi que a variante B.1.1.7 apresenta, de fato, uma taxa de mortalidade significativamente maior nos pacientes COVID-19.

O estudo avaliou 54 906 pacientes com COVID-19 e a infecção pela variante B.1.1.7 levou a 227 mortes, em comparação a 141 mortes entre os pacientes infectados pelas outras variantes da COVID-19.

A variante B.1.1.7 do SARS-CoV-2 possui um número relativamente alto de mutações em seu código genético e algumas destas tornaram esta variante mais muito mais fácil de se espalhar.

Continua após a publicidade

De acordo com os pesquisadores deste estudo, esta variante é cerca de 40% -70% mais transmissível que as variantes dominantes anteriores.

Se tomarmos isso como verdade – que esta variante é mais mortal, além de ser mais contagiosa, isso só ressalta a necessidade de levarmos as vacinas o quanto antes para o maior número de pessoas em todo o mundo, uma vez que elas parecem ser eficazes contra esta variante.

 

Fonte:

  1. Risk of mortality in patients infected with SARS-CoV-2 variant of concern 202012/1: matched cohort study

BMJ 2021; 372 doi: https://doi.org/10.1136/bmj.n579 (Published 10 March 2021)

Cite this as: BMJ 2021;372:n579

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.