Imagem Blog

Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiane Pereira, jornalista
Continua após publicidade

Não vai ter Carnaval, mas vai ter live

"Pelas Quadras do Samba" vai celebrar o samba e o carnaval durante o mês de fevereiro e março

Por Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 fev 2021, 10h59 - Publicado em 2 fev 2021, 21h13

O samba agoniza mais não morre e foi com essa esperança no peito que assisti emocionada Nelson Sargento, baluarte da Mangueira, ser vacinado esta semana contra a Covid, aos 96 anos. Esse ano não vai ser igual aquele que passou…nem Carnaval teremos. Espero que seja a única vez, na minha existência, que passo por isso – não mergulhar fundo na folia, por uma semana, para aguentar o rojão do resto do ano. Carnaval é meu colágeno e falando nele, esse ano faço 40 e preciso começar esta reposição.vai

Não vai ter Carnaval mas vai ter live. No Papo de Música, durante todas as quartas de fevereiro, teremos lives sobre samba e Carnaval. A série de quatro lives faz parte do projeto “Pelas Quadras do Samba” aprovado pela Lei Aldir Blanc. Fico imaginando o que seria de nós, produtores de conteúdo cultural, sem os editais da Aldir. Assim como me pergunto o que será de milhares de brasileiros que deixarão de receber o auxílio emergencial. A pandemia ainda não acabou, a logística da vacinação num país continental como o Brasil é difícil e muitos dos nossos governantes são negacionistas. Esse combo é perigosíssimo, ainda mais sem Carnaval. Não pense que a folia momesta é só a maior festa popular do mundo, Carnaval é, antes de tudo, resistência e saúde mental.

Estreando a série de lives “Pelas Quadras do Samba”, recebo nesta quarta, 3 de fevereiro, o carnavalesco da Estação Primeira, Leandro Vieira, e o jornalista Pedro Willmersdor. Leandro já passou pelo Papo de Música no início de 2020, naqueles meses pré paralisação mundial, quando ainda misturávamos a esperança de um novo ano com a angústia do devir. Já Pedro é um colega de profissão que acompanho e admiro há anos, um expert em samba enredo, um dos subgêneros do samba.

Dia 10 de fevereiro, vou receber o escritor, historiador e professor Luiz Antônio Simas, que entre outros livros, escreveu junto com Nei Lopes o “Dicionário da História Social do Samba”, ganhador do Prêmio Jabuti 2016 na categoria “livro de não ficção”. Além de Simas, o jornalista Jader Moraes também vai participar do papo. Como dizem por aí, não tenho nem roupa pra isso.

Continua após a publicidade

A escritora Helena Theodoro, autora do livro “Martinho da Vila: reflexos no espelho” (editora Pallas), é a convidada da entrevista, ao vivo, do dia 17 de fevereiro. A autora em sua pesquisa, situa Martinho como artista e intelectual e apresenta um personagem que tem uma trajetória rica em sabedoria, cultura, vitórias e resistência. O prefácio é assinado por Simas porque no samba, de um jeito ou de outro, todos se encontram. O jornalista Lucas Nobile, autor da biografia sobre a primeira dama do samba, Dona Ivone Lara, completa essa mesa virtual. Falando em Martinho, ele é meu convidado no canal Papo de Música no dia 23 de março. Parece uma data distante mas o tempo tem passado mais rápido do que conseguimos acompanhar, então já anota na agenda.

Encerrando a websérie, no dia 24 de fevereiro, converso com Marilda Santanna, escritora, professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense. Autora de “As Bambas do Samba”, o livro destaca e reconhece a importância da figura feminina na estruturação do samba como símbolo de identidade nacional e como instrumento de empoderamento. Completando o time, o jornalista e escritor Leonardo Bruno, autor dos livros “Zeca Pagodinho – Deixa o samba me levar” (editora Sonora), “Cartas para Noel – Histórias da Vila Isabel” e “Explode, coração – Histórias do Salgueiro”, ambos da editora Verso Brasil.

Com exceção da estreia, todas as lives acontecem das 19h às 20h, no canal Papo de Música no Youtube. Amanhã, o papo começa um pouco mais tarde, às 21h. Mas prometo que antes do BBB começar, todos já estarão liberados para essa alienação coletiva.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.