Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Daniela Alvarenga Por Daniela Alvarenga, médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

O verão está logo ali – As novidades do tratamentos corporais (Parte 2)

Maior congresso brasileiro de tratamentos corporais não invasivos mostra que ganho de peso e sedentarismo na pandemia trouxeram inovação para a indústria

Por Daniela Alvarenga Atualizado em 1 out 2021, 20h58 - Publicado em 1 out 2021, 20h57

O corpo é a nova face. Este é o lema do maior congresso sobre tratamentos corporais médicos não invasivos, o Body On Top (BOT), encerrado no último dia 26, em São Paulo. Os cuidados com o corpo são considerados hoje uma revolução porque a ciência está oferecendo tratamentos cada vez mais inovadores e eficientes, e os pacientes estão procurando cada vez mais estas tecnologias para alcançar resultados melhores e mais rapidamente – especialmente pós-pandemia. “Os tratamentos corporais tiveram um grande avanço. Além disso, a pandemia levou o mundo a mais obesidade e menos movimento. Isso levou a indústria a estudar alimentos e tecnologias a favor de estimular músculos, diminuir gordura e melhorar a flacidez”, observa a dermatologista Shirley Borelli, uma das idealizadoras do congresso BOT, que vai para a 5ª edição.

Nos últimos anos, houve um avanço enorme no campo dos procedimentos e dos aparelhos voltados para tratar gordura localizada, contorno corporal, celulite, flacidez e hipertrofia, que entregam excelentes resultados (Leia as principais dúvidas sobre tratamentos corporais). E as novidades não param! Os Estados Unidos acabam de liberar o uso de uma nova enzima (colagenase) injetável que atua dissolvendo a fibrose e permite tratar cada furinho – numa técnica chamada QWO, ainda não aprovada pela Anvisa. Porém, quando o assunto é tratamento dermo-estético para o corpo, não se pode acreditar que um único procedimento ou um par de sessões isoladas serão capazes de fazer milagre. Se te vendem isso, duvide imediatamente.

Como foi apresentado no congresso, estamos em um momento de grande crescimento em relação aos tratamentos corporais. Para celulite, que tem várias causas e é multifatorial, já existem várias abordagens para melhorar o aspecto de casca de laranja. Entre os tratamentos mais interessantes estão a radiofrequência invasiva, a intradermoterapia e os preenchedores e bioestimuladores, que deixam a pele mais lisinha.

Estes mesmos tratamentos são excelentes para tratar flacidez corporal, assim como o ultrassom microfocado. E entre os queridinhos do momento estão os fios de sustentação e bioestímulo, que aumentam a reconexão residual. “A flacidez muscular atinge seu máximo estímulo com hipertrofia muscular, através do campo eletromagnético, marcando abdômen, glúteos, braços, coxas e panturrilhas”, diz a dra Shirley.

Entre as novidades para estrias, que avançam a cada ano, estão os lasers de picossegundos, termoporação, que é um efeito semelhante ao laser de CO2 sem agressão à pele, as plataformas pneumáticas e os drug deliveries, em que as substâncias são colocadas com e após as tecnologias, aumentando os resultados de estímulo de colágeno e clareamento no caso das vermelhas. Não esquecendo dos já consagrados é muito eficazes lasers fracionados não ablativos.

As opções de tratamento são muitas, e por isso mesmo, como sempre digo, a escolha do médico, que vai desenvolver a estratégia e abordagem de maneira individualizada, faz toda a diferença. Não existe um aparelho melhor, existe uma construção de resultados, onde o médico é o maestro. Mas a adesão e conscientização por parte do paciente faz toda a diferença. Além disso, quando falamos de tratamentos corporais é essencial associar também uma avaliação hormonal dependendo da idade do paciente, uma alimentação saudável, boa qualidade de sono, controle dos níveis de estresse e prática de atividade física. É a combinação do estilo de vida com os tratamentos corretos e mais eficazes que permite alcançarmos os melhores resultados e de maneira mais duradoura. Que esse verão seja apenas o início, que o próximo inverno seja a continuidade e assim por diante, sempre em busca da longevidade com saúde e beleza. 

Continua após a publicidade
Publicidade