Imagem Blog

Daniela Alvarenga Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Daniela Alvarenga, médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Continua após publicidade

BBB: A Lipo LAD que esculpiu o tanquinho de Viih Tube

Procedimento cirúrgico faz o contorno dos músculos, mas não é indicado para pacientes com sobrepeso

Por Daniela Alvarenga Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 fev 2021, 12h22

Não é só de jogo que as participantes do Big Brother Brasil 21 falam. Beleza é assunto recorrente no reality show. Do delineador de Juliete aos batons de Sarah. Da franja de Thaís ao corpão de Pocah. Tudo é motivo para trocar informação sobre o tema. Foi assim que a lipoaspiração de alta definição (LAD), também chamada de 3D ou HD, ganhou destaque na cobertura do programa, quando Sarah cometeu a gafe ao criticar o procedimento “porque fica horrível” e Viih Tube emendou contando que tinha feito. A youtuber gostou tanto do resultado que inclusive gravou um episódio em seu canal contando detalhes da cirurgia que esculpiu sua cinturinha fina e o abdômen definido.

Vaidosas, as participantes capricham não apenas durante o programa. Antes de entrar na casa, as brothers se preparam para aparecer ao vivo 24 horas por dia em sua melhor versão. E lá dentro parecem ficar ainda mais atentas à beleza. Sarah já declarou que “vai fazer tudo”, inclusive lipoaspiração “normal mesmo”, quando sair da casa. E Juliete concordou que também quer “fazer tudo”. 

Mesmo Sarah não gostando, a modalidade de lipo de alta definição tem se tornando cada vez mais conhecida. Ela é considerada uma evolução da lipoaspiração em função da associação com tecnologias que foram evoluindo e se tornando mais eficazes. Enquanto a tradicional reduz o volume com a retirada de gordura localizada, a lipo LAD permite modelar os grupos musculares. Além de reduzir o volume de gordura da paciente, a técnica ressalta as bordas e contornos musculares para que a aparência fique semelhante aos gominhos obtidos com muita malhação e boa alimentação. 

Segundo o cirurgião plástico Marcelo Araújo, apesar de proporcionar um abdômen atlético, a lipo LAD acaba sendo menos popular que a lipoescultura porque sua recomendação é restrita a casos específicos. A paciente ideal, que permite os melhores resultados estéticos, é aquela que já tem um peso adequado (IMC normal) ou um leve sobrepeso. Além disso, o efeito final será melhor ainda se  o percentual de gordura for baixo e o de massa magra for alto – ou seja, em pessoas que já praticam atividade física. Isso porque não é possível ressaltar muito a musculatura em um paciente que não faz nenhum tipo de exercício. Ou seja, quem está muito acima do peso ou com muita flacidez na pele da região deve conversar com seu médico para entender se vale a pena investir nesta modalidade. “Temos que respeitar o limite de segurança do volume a ser lipoaspirado, que é de 5 a 7% do peso corporal. A lipoaspiração, seja a LAD ou a tradicional, é para o contorno corporal, e não para emagrecimento geral do paciente”, explica dr. Marcelo. 

Na lipo LAD, a técnica de luz e sombra é aplicada de maneira que o médico aspire uma quantidade maior e mais profunda de gordura de algumas regiões. O avanço da tecnologia nos últimos anos permitiu melhores resultados. As duas tecnologias mais usadas nesta modalidade são o ultrassom e/ou a radiofrequência. “Na lipo LAD, os contornos podem ser mais minuciosos através destes aparelhos”, observa o cirurgião. Estes aparelhos são usados antes da introdução da cânula de lipoaspiração para promover uma quebra das células de gordura, favorecendo a a retirada que se dará na sequência, além de regularizar ondas ou fibrose de uma eventual cirurgia anterior. Logo após inicia-se a remoção da gordura com as cânulas de lipoaspiração. Ao final, o médico reintroduz o aparelho (de ultrassom e/ou radiofrequência) para aquecer a parte interna da pele, promovendo a retração e favorecendo a firmeza. Um cuidado ainda maior em relação à fibrose deve ocorrer na lipo LAD, e a tecnologia dos aparelhos usados antes e depois contribuem para a prevenção.

Continua após a publicidade

Segundo dr. Marcelo, é muito frequente associar a lipoaspiração, qualquer que seja, à plástica de abdômen, como abdominoplastia 3D ou a miniabdominoplastia (que tem uma incisão menor, como na cesárea) para melhores resultados. No caso de Viih, ela fez também a lipoenxertia, que utiliza células de gordura aspiradas em outras partes do corpo. Segundo a própria brother, que passou pelo procedimento pouco antes de entrar no BBB, ela tirou 1,8 litro de gordura das costas e 1,5 litro do abdômen, sendo que 450 ml foram enxertados em cada glúteo. “A lipoenxertia é uma ótima ferramenta para usar a própria gordura do paciente para preenchimento do glúteo ou outras áreas de depressão”, comenta dr. Marcelo.

No pós-operatório é fundamental investir e se dedicar ao tônus muscular com exercícios, alimentação adequada e até tecnologia de campo eletromagnético para manter o resultado, porque até mesmo os gominhos criados pela lipo LAD podem desaparecer com ganho de peso. Gente – e a colunista chata e repetitiva que aqui vos fala continua afirmando: NÃO TEM MILAGRE. Lipo tradicional ou LAD não fazem emagrecimento!!! E as melhores respostas na maioria dos tratamentos estéticos, clínicos ou cirúrgicos estão naqueles pacientes que têm um ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL! Então, BE HEALTHY e usufrua de todo avanço da medicina a seu favor. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.