Clique e assine por apenas 4,90/mês
Daniela Alvarenga Por Daniela Alvarenga, médica e dermatologista

Para se acabar no carnaval sem acabar com a beleza da sua pele

Um guia com 7 dicas para quem vai curtir os blocos do Rio de Janeiro

Por Daniela Alvarenga - Atualizado em 20 mar 2020, 17h14 - Publicado em 21 fev 2020, 19h05

O carnaval carioca é de rua, e por isso também, de sol, de mar e suor. Já está com todas as fantasias prontas e a agenda de blocos em mãos? Então, lembre-se de incluir no kit folia cuidados simples para não deixar que o excesso de maquiagem, poluição, poeira, álcool e calor sacrifiquem a sua pele. Listo aqui algumas dicas valiosas para se esbaldar nas festas sem deixar pelo caminho, além de confetes, serpentinas e purpurina, a beleza e saúde da sua pele.

Proteção Solar
O passo mais importante é aplicar protetor solar no rosto e no corpo 30 minutos antes de sair – especialmente nos ombros, costas, braços e mãos. Mesmo que o tempo fique nublado ou que a brincadeira seja embaixo de chuva, é preciso proteger a pele dos raios solares para evitar queimaduras indesejáveis. O ideal é, inclusive, levar um protetor na pochete – já que está na moda – para reaplicar, caso você resolva emendar um bloco no outro. Vale a dica do filtro em bastão colorido não oleoso! Além de se proteger, você dá um retoque no tom da maquiagem.

Limpeza
Não é fácil chegar em casa depois de horas curtindo o carnaval e lembrar de tirar a maquiagem de maneira adequada, mas este passo é superimportante para deixar a pele respirar livre das impurezas. Retire a make com algodão ou gaze embebida em água micelar. Se estiver com muito glitter, aposte em demaquilantes bifásicos, que são mais oleosos e vão auxiliar na retirada do brilho, que é mais aderente. E não se esqueça de, em seguida, lavar o rosto com um sabonete mais adstringente para retirar a oleosidade e evitar as indesejáveis espinhas.

Hidratação
Após a limpeza, antes de dormir, aplicar um sérum à base de ácido hialurônico para recompor a hidratação da pele é uma ótima ideia. Garanto que entre limpeza e hidratação você não vai gastar mais do que três minutos. Borrifar água termal gelada antes de sair de casa – pode ser por cima da maquiagem – e depois que voltar do bloco também ajuda. E “Olha, olha, olha, água mineral”!!! Pele e fígado agradecem.

Antioxidante
Com um potente efeito antioxidante e anti-inflamatório, a vitamina C é o melhor produto a ser aplicado antes de sair para o bloco. Ele confere aquele brilho natural e ajuda a diminuir o efeito dos radicais livres. Quem não quer ficar com a pele viçosa no carnaval?

Sono
Nem sempre o carnaval permite, porque o mais importante é mesmo aproveitar a festa que dura poucos dias, mas tente dormir o suficiente para descansar. Seu rosto agradece. Mas se você acordar com olheiras e bolsas sob os olhos, faça compressas geladas com algodão embebido em água fria ou mesmo sachês de chá de camomila gelado. A baixa temperatura diminui a vasodilatação ao redor dos olhos e ameniza os efeitos do cansaço temporariamente. E para conseguir ficar de pé não exagere nos energéticos, eles causam taquicardia e risco de arritmia.

Pés
Proteja seus pés de calos, bolhas e cortes. Use sapatos confortáveis e, se ficar com bolhas, nada de estourá-las para não causar infeção. Faça um curativo e use um sapato ainda mais confortável.

Atenção às alergias
Tome cuidado com alguns produtos que podem causar alergia na pele como espuma, pintura, spray de cabelo, maquiagem e brilho, fantasias sintéticas. Se acontecer, tire-os imediatamente e, caso não melhore, procure um dermatologista.

Dicas anotadas? Agora se jogue na folia! E fique em paz com o espelho na quarta-feira de cinzas. Afinal, você não vai querer, em quatro dias, pôr a perder os cuidados com a beleza de um ano inteiro. Bom Carnaval!

Publicidade