Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Daniela Alvarenga Por Daniela Alvarenga, médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Os 5 truques de beleza dos anos 90 que estão de volta

Lápis de boca, cabelo chanel e sobrancelha fina estão em alta novamente

Por Daniela Alvarenga Atualizado em 19 out 2021, 12h25 - Publicado em 18 out 2021, 20h15

Fazia tempo que eu não prestava atenção nas tendências de maquiagem e cabelo. Talvez tenha sido por conta da pandemia – confesso que eu mesma simplifiquei muitos hábitos de make e que tenho gostado cada vez mais de um visual natural. Ou talvez tenha sido porque os eventos de moda vinham acontecendo todos online – confesso meu desinteresse em ver vídeos de grifes por mais lindos que sejam. O fato é que os desfiles presenciais voltaram na última temporada internacional de moda e, com eles, o assunto make e cabelo ficou em alta novamente. Houve uma volta dos anos 90, com o resgate de uma beleza bem feminina que ficou marcada pelas supermodelos, como Linda Evangelista, Naomi Campbell, Kate Moss e Claudia Schiffer, e por atrizes como Cameron Diaz e Winona Rider. O desfile da Chanel, especialmente, foi uma ode aos 90, com fotógrafos debruçados sobre toda a passarela e modelos que andavam balançando os cabelos, o que me lembrou muito o filme “Pret-a-Porter”, um clássico daquela década que retratava o mundo da moda. 

Sobrancelha fina – Lembra daquele arco bem fininho de sobrancelha usado pelas supermodelos e cantoras dos anos 90? Pode parecer improvável, já que nos últimos anos a moda foi usar sobrancelhas mais volumosas e até penteadas para cima, mas este design finíssimo e arqueado voltou. As mulheres de 50+ sabem o quanto é difícil retomar o volume das sobrancelhas depois de tantos anos depilando excessivamente os pelos. Muitas das que aderiram este estilo nos anos 90, nunca mais conseguiram recuperar o desenho mais encorpado. Então, se decidir optar pelo estilo sobrancelha finíssima, fique atenta. 

Lápis de boca – Este era um item fundamental na maquiagem da década de 90. Aplicava-se o lápis de contorno, corrigindo e marcando os lábios para depois aplicar um batom de cor mais clara e metalizado. Pois a moda voltou. E tem tudo a ver com a tendência de aumentar os lábios com preenchimento e lasers que se tornou um dos assuntos mais recorrentes nos consultórios nos últimos anos. Contornar a boca com um tom mais escuro (se possível um pouco além da linha da boca), aplicar um batom mais claro e passar um pouco de gloss no centro é um truque que cria efeito de lábios mais carnudos. 

Corte Chanel – Na verdade o famoso corte chanel dos anos 90 agora tem outro nome. Chama-se Bob e apareceu nas passarelas numa versão curtíssima, exatamente como Linda Evangelista, Naomi Campbell e Cameron Diaz (no filme “Quem vai ficar com Mary?”) chegaram a usar na época. O corte valoriza o contorno do rosto, valorizando o maxilar.

Mechinhas – Lembra daquelas duas mechinhas de franja mais longa que se usava bem lisas ou em trancinhas finas nas laterais do rosto com o cabelo meio preso ou preso em rabo de cavalo? Elas voltaram. E não é má ideia, porque assim como o corte Chanel bem curtinho, essas mechinhas também valorizam o contorno do rosto, afinando um pouco, e chama a atenção para os olhos, como uma moldura.  

Cabelos Coloridos – Basta andar nas ruas e ver que os cabelos pintados de azul, rosa e afins deixaram de ser restritos a um estilo mais moderninho. Os cabelos coloridos estão democráticos inclusive para todas as idades – de crianças a mulheres de 50+, como Ana Maria Braga, que já surgiu no programa algumas vezes assim nos últimos meses. O verde néon está em alta. Só não se esqueça de tratar bastante do cabelo após a coloração, porque dependendo do tom, o processo par se chegar à cor pode agredir bastante os fios. Mudar corte e cor cada estação, como fazia Linda Evangelista, pode ser até divertido, mas exige um bocado de cuidados para recuperar os fios.

 

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade