Imagem Blog

Daniel Sampaio Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Daniel Sampaio: advogado, ativista do patrimônio, embaixador do turismo carioca e fundador do Instagram @RioAntigo
Continua após publicidade

Palácio Capanema: como vender o que não tem preço?

O possível leilão de um dos ícones da arquitetura moderna no mundo em "feirão de imóveis" é uma afronta à nossa Cultura

Por Daniel Sampaio Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 ago 2021, 13h44 - Publicado em 16 ago 2021, 14h02

O Palácio Gustavo Capanema, um ícone da arquitetura moderna brasileira e mundial, será leiloado junto com outros 2.236 imóveis da União na capital fluminense que serão divulgados a potenciais compradores no dia 27 de agosto.

A redação da Veja Rio mostrou a repercussão dessa notícia nefasta na reportagem “Inacreditável”: as reações contra a possível venda do Palácio Capanema, publicada hoje, 16 de agosto.

A antiga sede do Ministério da Educação e Saúde Pública (MES) foi projetada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa e sua equipe, composta por Carlos Leão, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos, Jorge Moreira, Oscar Niemeyer, em 1937. A equipe teve como referência estudos feitos pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier, que esteve no Brasil em 1936, convidado pelo Ministro Gustavo Capanema. Sua construção terminou em 1945.

O edifício é uma obra de arte inovadora e genial, feita para se adaptar ao clima tropical e implantado de forma a agregar valor ao espaço urbano onde se situa.

O Palácio Capanema passa por extensa e minuciosa reforma, ainda não finalizada. Uma série de intervenções, feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e financiadas pelo PAC das Cidades Históricas, garantiram sua completa restauração e a valorização de sua importância enquanto ícone arquitetônico. Essas obras de restauro tiveram como marco inicial a comemoração dos 80 anos do IPHAN. A finalização das obras estavam programadas para 2020, ano em que teria sido a sede do Congresso Mundial de Arquitetos. O evento acabou sendo adiado para este ano e realizado em edição virtual e as obras acabaram atrasadas, devido à pandemia.

Continua após a publicidade
Jardins do Palácio Capanema
Jardins do Palácio Capanema – (IPHAN/Reprodução)

A pergunta é: como vender o que não tem preço?

É inimaginável vender um prédio que tem agregado a ele obras de arte de valor também inestimável. Quanto vale o afresco “Jogos Infantis”, obra de Cândido Portinari comumente comparada ao painel “Guernica” de Picasso? No prédio há outros 14 painéis em afrescos e 5 painéis de azulejos, todos de Portinari. Alguém sabe quanto custam os jardins-terraços projetados por Burle Marx? Como precificar as esculturas de Adriana Janacópulos, Celso Antônio, Lipchitz e Bruno Giorgi — todas feitas especialmente para o prédio, que foi projetado para ser um símbolo da Cultura Nacional?

Vai vender para quem? Vai ocupar com o quê? O tombamento será respeitado? Sua função social, mantida? A França venderia o Louvre? Os EUA venderiam o Capitólio? Só quem não entende o valor da Cultura para um país poderia pensar em algo assim.

Continua após a publicidade

Uma manifestação, chamada de “Trincheira Capanema”, está sendo organizada pelo movimento Ocupa MinC. O ato foi marcado para essa sexta-feira, dia 20 de agosto, às 16h, e será realizado em frente ao Palácio Capanema, no Centro do Rio.

Além disso, o movimento também preparou uma petição pública, que pode ser acessada neste site.

*Daniel Sampaio é advogado, memorialista e ativista do patrimônio cultural. Fundou o Instagram @RioAntigo e é presidente do Instituto Rio Antigo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.