Clique e assine por apenas 7,90/mês
Cervejinha Por Blog Da produção aos estilos, tudo que você precisa saber sobre o universo das cervejas especiais, por Carolina Barbosa

Beer Break abre inscrições para cursos de produção e de leveduras

No fim de agosto, Victor Marinho, da Dádiva, dá aula sobre técnicas avançadas para caseiros e, em setembro, a atração é Fernanda Fregonesi, da Yeast Facts

Por Carolina Barbosa - 24 jul 2017, 12h01

Uma boa notícia aos cervejeiros caseiros ávidos por conhecimento: a Beer Break, do sommelier Gustavo Renha, está com inscrições abertas para dois novos cursos, programados para o fim de agosto e início de setembro.

O primeiro é sobre produção avançada para caseiros e será ministrado por Victor Marinho, membro da ACerva Paulista e responsável pelas brassagens da Cervejaria Dádiva, em 26 de agosto, um sábado. Nas instalações do Cine Botequim, no Centro, o cervejeiro vai abordar tópicos que vão desde o tratamento da água para a receita e técnicas avançadas de fermentação e lupulagem (ele é um dos especialistas que já aderiu ao cobiçado pó de lupulina) até o uso de frutas e especiarias, madeiras e técnicas preciosas para a produção de sours (leia-se cervejas ácidas). Aos interessados, a aula sai a R$ 480.

No fim de semana de 2 e 3 de setembro entra em cena outro tema: as leveduras, responsáveis por conduzir o processo de fermentação das cervejas. Além de consumirem o açúcar extraído do malte e o transformarem em álcool e gás carbônico, esses preciosos micro-organismos têm papel fundamental em outros atributos sensoriais, como cor, limpidez, aroma (ésteres) e sabor. Por isso, nada mais justo do que conhecer detalhadamente seus meandros a fim de explorá-los da melhor maneira de acordo com o estilo que se deseja produzir. À frente do assunto estará a especialista Fernanda Fregonesi, do Yeast Facts, bacharel em biomedicina com especialização em microbiologia de processos cervejeiros pelo Siebel Institute e mestra em biotecnologia agroindustrial. Também responsável pelo controle de qualidade da cervejaria instalada em Várzea Paulista, ela vai abordar, no primeiro dia, uma versão intermediária sobre as leveduras e, no segundo encontro, no Yeasteria, na Tijuca, um módulo avançado (cada um por R$ 360, com direito a almoço).

Gustavo Renha: à frente da empreitada Bruno Rodrigues/Divulgação

Informações e vagas pelo gustavorenha@gmail.com e (21) 98170-9071.

Continua após a publicidade

 

Publicidade