Clique e assine por apenas 3,90/mês
Beira-Mar Por Blog Notícias sobre celebridades, famosos, sociedade e pessoas interessantes do Rio de Janeiro

Cientista carioca que trabalha na Nasa e está no Guiness Book fala sobre suas descobertas

Fascinada pelo espaço sideral desde pequena, Rosaly Lopes acompanhou pela TV a corrida do homem à lua, assistiu ao fim do programa Apollo e dediciu que queria ser astronauta. Não conseguiria por ser míope. Aos 18 anos, deixou Ipanema, onde morava, para estudar astronomia em Londres, na Inglaterra. Hoje, aos 58 anos, é chefe da […]

Por Daniela Pessoa - Atualizado em 25 fev 2017, 17h49 - Publicado em 3 out 2015, 01h00
Cacá-Santoro

Rosaly Lopes: vulcões descobertos no espaço (Crédito: Cacá Santoro)

Fascinada pelo espaço sideral desde pequena, Rosaly Lopes acompanhou pela TV a corrida do homem à lua, assistiu ao fim do programa Apollo e dediciu que queria ser astronauta. Não conseguiria por ser míope. Aos 18 anos, deixou Ipanema, onde morava, para estudar astronomia em Londres, na Inglaterra. Hoje, aos 58 anos, é chefe da seção de Ciências Planetárias do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia. A astrônoma chega ao Rio na próxima quinta (8), a convite do Observatório Nacional, para uma palestra gratuita no Planetário da Gávea.

O que você pesquisa atualmente? A geologia de Titã, lua de Saturno, onde a missão Cassini está desde 2004, e a atividade dos vulcões de Io, uma das luas de Júpiter.

Quais foram suas maiores descobertas? Em Io, descobri 71 vulcões ativos, feito que me fez entrar para o Guiness Book, em 2006, como a maior descobridora de vulcões ativos do sistema solar.

A Nasa acaba de anunciar a existência de água em Marte. O que isso significa? Quer dizer que naves poderão colher e analisar esta água à procura de vida microscópica. Mas não estamos falando de aliens. Não há prova nenhuma de que ETs existem.

Continua após a publicidade

LEIA MAIS NA COLUNA BEIRA-MAR:

+ Ana Furtado se empolga com laser que rejuvenesce a genitália feminina

+ Manoel Carlos transforma livro de escritora de 24 anos em série de TV com atriz descolada

+ Prestes a parir, nutricionista alvo de polêmica por estar grávida (com a barriga sarada) continua pegando pesado na academia

+ Malu Rodrigues, de Tapas & Beijos, estrela musical Nine com personagem sexy e picante

Continua após a publicidade
Publicidade