Mais uma baixa: Yole Mendonça deixa direção da escola do Parque Lage
Em informação exclusiva para VEJA RIO, instituição informa que saída da jornalista do cargo foi consensual
Mais uma baixa na cultura carioca: Yole Mendonça deixou a direção da Escola de Artes Visuais do Parque Lage na última sexta (11). Em informação exclusiva para VEJA RIO, a instituição afirma que a decisão foi consensual. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e o Conselho da Associação de Amigos da EAV (Ameav) decidem quem vai substituí-la.
+ Dieta forçada: Chay Suede perde 9 quilos para interpretar ladrão
A jornalista anunciou que irá se aposentar de funções executivas. Yole assumiu o cargo em 10 de março de 2020, às vésperas da aprovação do decreto que colocou o estado do Rio em quarentena. Apesar das adversidades, manteve atuante a instituição, assegurando a sustentabilidade financeira da escola, de acordo com a assessoria da EAV. A democratização do ensino de arte foi premissa central em sua gestão: nos últimos dois anos, a escola ampliou o programa de bolsas, privilegiando pessoas racializadas e/ou oriundas de territórios periféricos.
Presidente da Ameav, Marcelo Viveiros de Moura tece elogios ao trabalho da diretora à frente da instituição: “Graças à sua gestão tranquila, firme, eficiente, discreta e financeiramente responsável, conseguimos ultrapassar o momento delicado da pandemia com redução de custos proporcional à redução da receita, aumento de eficiência e iniciativas inovadoras. O projeto de restauro do casarão e entorno do Parque Lage foi aprovado por todos os órgãos durante a sua gestão e está pronto para sair do papel. A comunidade artística, a cidade e o estado do Rio de Janeiro têm muito o que agradecer a Yole”, afirma Viveiros de Moura.
+ Maria e o Poesia Acústica: o sucesso da ex-BBB em projeto de rap
A EAV é a quarta instituição cultural na cidade a contar com mudanças na chefia nos últimos tempos. No dia 13 de dezembro de 2021, o Theatro Municipal anunciou que o maestro americano Ira Levin havia sido exonerado do cargo. Recentemente, foi nomeado o novo diretor artístico da casa, o cantor lírico Eric Herrero. No dia 31 de janeiro, foi a vez de Fabio Szwarcwald comunicar sua saída da diretoria-executiva do Museu de Arte Moderna (MAM). Paulo Albert Weyland Vieira foi anunciado no dia 2 de fevereiro como novo ocupante do cargo. Na mesma data, foi a vez de Helena Severo informar que havia pedido demissão da Casa França-Brasil.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui