Clique e assine por apenas 4,90/mês

Vídeo: tubarão-baleia de dez metros nada entre pescadores em Guaratiba

Maior peixe dos oceanos, o animal é inofensivo aos seres humanos e não costuma aparecer com frequência na costa brasileira

Por Cleo Guimarães - 12 Maio 2020, 11h45

É uma daquelas cenas raras de se ver – e por isso impressionou pescadores que no fim de semana estavam embarcados em Guaratiba. Maior peixe dos oceanos, o tubarão-baleia não costuma ser visto com frequência na costa do Rio, mas um animal gigante resolveu nadar nas águas calmas da orla carioca, e foi filmado pelo grupo. “Não é usual que eles apareçam por aqui”, diz o biólogo marinho Marcelo Szpilman, presidente do AquaRio. Ele analisou as imagens e conta que este tubarão, especificamente, é um animal adulto, deve ter cerca de dez metros de comprimento e, apesar do tamanhão, é “um amor”: “Se eu estivesse lá, entraria na água para mergulhar ao lado dele”, diz.

Covid-19: Copacabana segue como líder em casos e mortes

Segundo Szpilman, os tubarões-baleia podem chegar a 20 metros e a pesar 20 toneladas. São peixes nômades e costumam nadar rente à superfície, já que se alimentam de plânctons e pequenos peixes. Representam “zero perigo” para os seres humanos. “Nem dentes eles têm”. Marcelo confirma aquilo que a natureza vem nos mostrando de dois meses para cá: o isolamento social está fazendo com que os bichos retomem aos poucos seu espaço na Terra. “A diminuição do fluxo de barcos e navios e as praias vazias faz com que esses animais percam o medo de se aproximar”.  Veja o vídeo:

Continua após a publicidade

Covid-19: Prefeitura do Rio regulamenta testes rápidos em farmácias

Para assinar Veja Rio clique aqui

Publicidade