Toninho Geraes x Adele: Justiça do Rio mantém suspensão a música
Compositor mineiro de Mulheres, sucesso na voz de Martinho da Vila, pede indenização de 1 milhão de reais à artista britânica

A liminar que suspende a reprodução da música Million Years Ago, da cantora britânica Adele, está mantida pela Justiça do Rio de Janeiro. O compositor mineiro Toninho Geraes acusa a estrela internacional de plagiar o sucesso Mulheres, eternizado na voz de Martinho da Vila.
+ Forcinha para o Oscar: Ainda Estou Aqui ganha prêmio principal do festival de Palm Springs
Além disso, a Justiça da capital fluminense negou o pedido da Universal Music Publishing Brasil, editora de Adele no país, que solicitava um depósito de 1 milhão de reais como garantia financeira causada pelo quiprocó judicial.
Ainda cabe recurso, no entanto, e o mérito da ação ainda será julgado. Ou seja, a decisão não é definitiva.
+ Bom comportamento do motorista dá desconto no IPVA? Regra não vale no Rio
Por reconhecer a similaridade entre as melodias dos dois sucessos, Justiça já tinha decidido banir a música de Adele de plataformas de streaming, a exemplo do Spotify, Deezer e YouTube, sob pena de multa diária de 50 000 em caso de descumprimento. No entanto, ainda é possível reproduzir a canção britânica nesses aplicativos.
A música de Toninho foi gravada em 1995, enquanto a da britânica foi lançada em 2015.
O advogado do compositor brasileiro notificou a cantora, um compositor que trabalha com ela e a gravadora em 2021, buscando um acordo. Ele alega que não houve resposta e, então começou a reunir provas.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
A indenização pedida por Toninho Geraes é de 1 milhão de reais, por danos morais. Ele também solicita o pagamento de perdas e danos, assim como os valores de direitos autorais devidos desde o lançamento da música, corrigidos monetariamente.