Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Após apagamento em Vale Tudo, Taís Araujo deve ficar fora da Globo em 2026

Atriz pretende dar uma pausa na TV depois de divergências com a emissora e decepção com os rumos da protagonista Raquel

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 out 2025, 13h37 - Publicado em 16 out 2025, 13h33
tais-araujo
Novos projetos à vista: após reviver a mocinha Raquel no remake de Vale Tudo, Taís Araujo vai se dedicar a novos projetos (Manoella Mello/TV Globo)
Continua após publicidade
Continua após a publicidade

O último capítulo de Vale Tudo vai ao ar nesta sexta (17) e pode marcar uma mudança na trajetória de Taís Araujo.  Com o fim do remake, a intérprete da protagonista Raquel  deve se afastar da TV em 2026 para dedicar-se a projetos no teatro e na publicidade — áreas em que mantém atuação constante.

Continua após a publicidade

+Mais uma vez, Taís Araujo faz graça do próprio sotaque carioca

A decisão vem após uma temporada de turbulência nos bastidores do folhetim. Na reta final das gravações, a atriz deixou claro, nas redes sociais e em entrevistas, que ficou decepcionada com os rumos de sua personagem, que teria recebido a promessa de um papel mais forte e decisivo, mas perdeu espaço e propósito nos capítulos finais, terminando a trama de forma muito diferente da versão exibida em 1988.

Raquel não terá destaque em Vale Tudo nos próximos capítulos
Personagem de Taís Araujo teve poucas cenas de destaque na reta final da novela (Divulgação/TV Globo)

 A insatisfação começou quando a trajetória de Raquel mudou em relação à obra original, de Gilberto Braga (1945–2021), Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926–2004). Após Afonso (Humberto Carrão) descobrir a traição de Maria de Fátima (Bella Campos) com César (Cauã Reymond), a sociedade entre Raquel e Celina (Malu Galli) veio à tona, e Odete Roitman (Debora Bloch) se vingou da protagonista, comprando as ações da Paladar e deixando-a novamente na miséria.

+Último capítulo de Vale Tudo: bares do Rio terão telão e bolão

Continua após a publicidade

Em entrevista à revista Quem em agosto, Taís expressou surpresa com os rumos da personagem: “Esse momento da Raquel voltar a vender sanduíche na praia, confesso que recebi com um susto. Porque não é a trama original. Então, para mim, a Raquel ia numa curva ascendente. Quando vi aquilo, falei: ‘Ué, vai voltar para a praia, gente’.”

Taís Araujo detona mudança que Manuela Dias fez com a narrativa de Raquel
Taís Araujo se disse frustrada e triste com reviravolta da personagem (Divulgação/TV Globo)

Na história original, o caminho era o oposto: Raquel se tornava cada vez mais rica e poderosa. Taís chegou a se manifestar nas redes sociais: “Estou vendo tudo que as pessoas tão falando, tá, gente? Vendo, escutando, lendo, entendendo. Me alio para caramba com vocês nesse sentimento. Inclusive, às vezes de frustração. De querer um outro movimento. (…) Eu gostaria muito que a Raquel tivesse uma curva ascendente, poderosa.”

+Quem matou Odete Roitman? Perito aponta novo suspeito

Os fãs de Vale Tudo não pouparam críticas à autora da nova versão por tirar o brilho de Raquel, que mal apareceu nos capítulos finais. Na novela original, exibida entre 1988 e 1989, era justamente Raquel quem descobria o principal segredo de Odete Roitman — a vilã era a verdadeira responsável pela morte do filho Leonardo — e a desmascarava em plena TCA. Na nova versão, coube a Heleninha desvendar  o mistério e descobrir que a mãe dirigia o carro no acidente. Em 2025, Leonardo permaneceu vivo, escondido por ter sequelas físicas e cerebrais do desastre.

Continua após a publicidade

Nas redes sociais, Taís Araujo reiterou a sua frustração diante das expectativas quanto à representatividade da personagem: “Eu gostaria muito de vê-la assim. Como mulher negra, como artista negra, de ver uma outra narrativa sobre mulheres negras. Quando peguei a Raquel para fazer, falei: ‘Cara, a narrativa dessa mulher é a cara do Brasil. E ela vai ter uma ascensão social a partir do trabalho. Vai ser linda e ela vai ascender e ela vai permanecer’. Isso vai ser uma narrativa muito nova do que a gente vê sobre representação da mulher negra na teledramaturgia brasileira.” Taís complementou: “Agora tenho que lidar com a realidade que me cabe, que é a de uma intérprete, de uma personagem que não é escrita por mim.”

Quando questionada sobre essas declarações no início de outubro, Manuela Dias respondeu brevemente à RedeTV!: “Acho que a novela é um processo de colaboração, né? É isso.”

festa-vale-tudo
Vale Tudo: as atrizes Débora Bloch, Taís Araújo e Carolina Dieckmann durante comemoração de encerramento da novela (X/Reprodução)

À medida que as críticas aumentavam, o distanciamento entre Taís e Manuela Dias ficava evidente fora das telas. Diretora e protagonista deixaram de ser vistas nos mesmos eventos e espaços de divulgação da novela. No Domingão com Huck exibido no último domingo (12), apenas Manuela participou, enquanto Taís — homenageada no mesmo programa em agosto — não foi mencionada. Débora Bloch, intérprete da vilã Odete, participou do júri da Dança dos Famosos. Outros atores, como Bella Campos, Cauã Reymond, Alexandre Nero, Paolla Oliveira e Malu Galli  apareceram em vídeos especiais.

Taís Araujo também não compareceu ao evento realizado no Copacabana Palace, na segunda (6), durante a transmissão do capítulo da morte de Odete Roitman, que reuniu parte do elenco e a autora. Nas confraternizações em que Taís esteve presente, Manuela não compareceu.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

As gravações de Vale Tudo se encerraram no início de outubro e Taís se despediu da equipe emocionada. Nas redes sociais, compartilhou registros dos bastidores e escreveu: “Tá acabando… Encerramos por aqui as gravações. E eu só consigo pensar na sorte que tive de viver a Raquel cercada de tanta gente talentosa.”

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Poucos dias depois, a atriz viajou para Paris com o marido, Lázaro Ramos, onde passa uma temporada entre descanso e compromissos publicitários já contratados.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 29,90/mês