O recado de Moacyr Luz após cirurgia para controlar o mal de Parkinson
Diagnosticado há 17 anos, cantor e compositor passou por um procedimento de estimulação cerebral profunda na última terça (14)

“Não é dessa vez que eu vou, não”, afirmou Moacyr Luz, 75 anos, que passou por uma cirurgia de Estímulo Cerebral Profundo (DBS) com o objetivo de controlar os sintomas do Parkinson. Entre os principais efeitos da doença, estão o comprometimento dos movimentos, equilíbrio e até privação do sono.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Ela é poderosa mesmo! Anitta cumprimenta Rei Charles na Inglaterra
Diagnosticado há 17 anos, Moa passou pelo procedimento — com sucesso — no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na última terça (14). “Alô, rapaziada! Estou aqui de Lula para enfrentar novos temporais, estamos juntos”, disse o cantor e compositor em um vídeo nas redes sociais. Moa aparece na imagem trajando um chapéu panamá similar ao que o presidente usou quando fez uma cirurgia na cabeça.
O procedimento consiste na implantação de eletrodos que emitem estímulos elétricos aos neurônios e ajudam a controlar sintomas motores e não motores, como tremores, rigidez e lentidão nos movimentos. A expectativa é de que a cirurgia também potencialize o efeito das medicações, podendo reduzir em até 50% a dose dos remédios.
A previsão de alta, segundo a esposa do compositor, Marluci Martins, é nesta quinta (16). A jornalista está compartilhando em suas redes sociais a evolução do quadro de Moa — que já tem a agenda cheia para o final do mês. A partir do dia 30, o Samba do Trabalhador instala a sua tradicional roda do Andaraí na Brava Arena Jockey, na Gávea, e recebe convidados especiais.