Processo criativo de Clarice Niskier é esmiuçado em curta-metragem
Ledor Vador e a Alma no Teatro, disponível no YouTube, mergulha nos bastidores do monólogo A Alma Imoral, defendido com grande sucesso pela atriz desde 2006
Assistida e aplaudida por mais de 500 000 pessoas, a peça A Alma Imoral, de Clarice Niskier, inspira o documentário Ledor Vador e a Alma no Teatro, idealizado pelos alunos de jornalismo da PUC-Rio Maria Eduarda Jerke e Vinicius Portella.
+ Incentivo de torcedores ao futebol feminino vira tema de documentário
Leia mais em:
O curta-metragem explora a espiritualidade da atriz, que se vê como uma budista judia, além dos desdobramentos desta identidade e o processo criativo que a fez transpor o livro do rabino Nilton Bonder para o palco. “Eu assisti à peça e fiquei encantada. Saí do teatro pensando em como falar mais sobre o espetáculo”, comenta Jerke, que tem grande interesse em artes performáticas.
Na peça, sozinha no palco, Clarice Niskier derruba a chamada “quarta parede” e fica íntima da plateia. Para contar histórias e parábolas da tradição judaica, a atriz vale-se somente de uma cadeira e de um enorme pano preto que, concebido pela figurinista Kika Lopes, transforma-se em oito diferentes vestes – mantos, vestidos, burcas, véus. A atriz, que venceu o prêmio Shell pelo trabalho, fica nua em cena durante grande parte do tempo.
+ Poder e fé: documentário desvenda as relações entre religião e política
A produtora diz ainda que pretende refilmar algumas partes e ampliar o documentário, transformando-o em seu trabalho de conclusão de curso. “Quando o filme ficou pronto fizemos uma exibição no Cinema Estação Net. Quando assisti, gostei muito do jeito que ele ficou, mas sei que esse projeto ainda pode crescer”, elabora a estudante.
*Professor responsável pela orientação do documentário.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
__________
Este conteúdo integra o conjunto transmídia que reúne produções em texto, áudio e vídeo inspiradas nas Metas do Milênio, da ONU. Essas produções foram feitas por estudantes de Comunicação da PUC-Rio, com a orientação dos professores Alexandre Carauta, Chico Otavio, Creso Soares Jr, Felipe Gomberg, Luís Nachbin e Mauro Silveira.