Assim como o príncipe William, quem são outros cariocas honorários famosos
Além do herdeiro britânico, Vini Junior, Rebeca Andrade e o Papa Leão XIV estão entre as personalidades reconhecidas por sua relação com o Rio
Por iniciativa da Câmara dos vereadores e do prefeito Eduardo Paes, o príncipe William ganhará o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro, em reconhecimento à visita do herdeiro do trono britânico, que uniu turismo, causas sociais e sustentabilidade.
+Meio século de humor: Luiz Fernando Guimarães revisita sua trajetória
O título de cidadão honorário é concedido a personalidades que, mesmo não nascidas no município, contribuem de alguma forma para a cidade.
O jogador Vini Junior, o ator Clayton nascimento, o técnico da seleção, Carlo Ancelotti, o Papa Leão XIV, o governador Cláudio Castro e a ginasta e campeã olímpica Rebeca Andrade também receberam a honraria, enquanto o cantor Bruno Mars e o cineasta Spike Lee foram nomes cogitados.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Enquanto esteve no Rio, o príncipe de Gales percorreu roteiros turísticos por diversos cartões postais da cidade — Maracanã, Praia de Copacabana, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Ilha de Paquetá — e encantou os cariocas pela simpatia. “A sua recente visita à cidade foi marcante e já deixou saudade. O príncipe se dedica de verdade a causas humanitárias e ambientais, como mostrou durante a COP30, em Belém, e merece todo o reconhecimento”, afirmou o presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD).
+Zezé Motta: “Toda mulher já foi violentada de alguma forma”
A visita de William reforçou o interesse da coroa britânica na pauta ambiental e ampliou a visibilidade internacional das iniciativas sustentáveis apresentadas durante sua estadia. O vídeo de despedida divulgado nas redes sociais consolidou a mensagem deixada pelo príncipe: de agradecimento ao país e ao Rio de Janeiro.
Ivete Sangalo: “A música que eu faço só é possível graças ao samba”
Reconhecimento
O título de cidadão honorário é uma honraria concedida a pessoas que não nasceram em determinada cidade, mas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade local. Essa distinção é uma forma de reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados por esses indivíduos, que se destacaram em suas áreas de atuação e deixaram um legado positivo para a sociedade, ou que tenham prestado serviço à causa da democracia ou à causa da Humanidade, como diz o regimento interno da Câmara dos Vereadores do Rio. O título tem o intuito de agraciar pessoas que tenham contribuído de alguma forma para a melhoria da qualidade de vida não só dos cariocas como também do Brasil e do mundo.
A concessão do título de Cidadão Honorário é uma prerrogativa das câmaras municipais, que têm o poder de conceder essa honraria por meio de uma lei específica. Geralmente, a indicação para a concessão do título é feita por um vereador, que apresenta um projeto de lei à câmara municipal com a justificativa e os méritos da pessoa indicada. Além do presidente da Câmara, assinam a proposta os vereadores da Mesa Diretora e as Comissões de Constituição, Justiça e Redação, e de Educação.
Rafael Bokor: bairro Abrunhosa é uma joia de 93 anos em Botafogo
Premiados, Leonardo Bora e Gabriel Haddad rompem fronteiras do Carnaval
Gávea vive onda de assaltos relâmpago: alô, Segurança Presente
Padaria Ipanema renasce com fila e alguns precinhos de COP30
Afinal, em que transportes usar o cartão Jaé e onde usar o Riocard





