Bye, bye, BBB: as principais polêmicas de uma edição que não deixa saudade
De importunação sexual a intolerância religiosa, veja o que mais repercutiu ao longo da edição, com final nesta terça (25)
Após mais de três meses de programa, a vigésima terceira edição do Big Brother Brasil chega à reta final Apesar das altas expectativas em torno das novas dinâmicas do reality neste ano, e do maior prêmio de todas as edições – que será de R$ 2,88 milhões -, o programa termina nesta terça (25) com uma baixa empolgação dos espectadores.
+ Alô, Hollywood: Ludmilla aparece em nova sequência de Velozes e Furiosos
Segundo o site Notícias da TV, a média de audiência do BBB 23 até o último dia 19 foi 18,9 pontos, um número abaixo das médias dos últimos anos. Ainda assim, o programa contou com pontos altos, memes, tretas e polêmicas que agitaram a internet ao longo desses cem dias. Confira abaixo as principais:
“Papacito”
Ao longo da edição, um participante dividiu a audiência entre amor ou ódio: Fred Nicácio, ou melhor, doutor Fred Nicácio. Desde o início do programa, o médico ganhou críticas pelo seu jeito “egocêntrico” de ser e falar com outros participantes, mas também conquistou fãs por suas expressões e discursos que viraram memes, ganhando apelidos como “Papacito” e “Karol Conqueixo” (referências à ex-participante polêmica Karol Konká).
Uma das falas de Nicácio que incomodou pessoas dentro e fora da casa foi quando ele falou sobre como foi menosprezado por uma enfermeira e, depois que se tornou médico, voltou ao mesmo hospital e ela foi “sua enfermeira”. As falas incomodaram o enfermeiro Cezar, que sentiu um tom de inferioridade na forma como o brother se referiu à profissional. Já entre as que fizeram o público rir estão: “Você tem sangue de Maria Bonita”, dita a Marília; e “Vamos viver tudo que há pra viver, vamos nos permitir”, trecho de uma canção de Lulu Santos que foi recitado por Fred a Aline.
Relacionamento tóxico
Uma das primeiras polêmicas da casa foi o relacionamento curto – e conflituoso – entre os participantes Bruna Griphao e Gabriel Fop. O modelo, que foi o segundo eliminado do programa, teve comportamentos e atitudes agressivas e “tóxicas” com a atriz. Gabriel chegou a dizer que daria uma cotovelada na boca dela, em tom de brincadeira, o que fez Tadeu Schmidt intervir na situação e dar uma bronca ao vivo no participante.
“Estou aqui para fazer um alerta antes que seja tarde. Quem está envolvido em um relacionamento, talvez nem perceba, ache que é normal. Mas quem tá de fora consegue enxergar quando os limites estão prestes a serem gravemente ultrapassados”, disse o apresentador.
Desistência de Bruno Gaga
Com seu jeito falante e extrovertido, o participante Bruno Gaga tentou, mas não conseguiu traçar uma trajetória positivamente marcante no BBB 23. Uma das polêmicas que envolveu o alagoano foi o assédio e as tentativas de beijar à força o ator Gabriel Santana enquanto estava embriagado.
Sua trajetória no reality teve fim quando ele apertou o botão de desistência, após ter chegado ao “ápice da ansiedade”, conforme relatou no confessionário. “Não quero mostrar para o Brasil esse Bruno apagado”, desabafou o brother antes de deixar a casa.
Intolerância religiosa
Logo após ter sido eliminado do BBB, Fred Nicácio chorou numa entrevista após o programa ao ver os participantes Key, Gustavo e Cristian afirmando que sentiram medo dele por conta de sua religião. “Três pessoas brancas falando sobre isso. É para além de intolerância religiosa, é racismo religioso”, desabafou Fred. Após o episódio, a conta de Fred disse que a equipe jurídica do participante tomaria as “medidas cabíveis”.
A repercussão da cena também fez Tadeu Schmidt refletir durante o programa sobre a diversidade religiosa. “Todas as religiões têm o nosso respeito. Todas. Nenhuma religião é melhor do que as outras, nenhuma religião é pior que as outras. Não tem religião do bem, religião do mal… Todas têm os mesmos direitos. Todas têm a nossa admiração”, disse o apresentador.
Importunação sexual
A grande polêmica do BBB 23 envolveu Cara de Sapato e MC Guimê, ambos expulsos ao vivo do reality por acusação de importunação sexual contra a participante Dania Mendez, que vinha de um intercâmbio pelo programa mexicano La Casa de Los Famosos. Os participantes também acabaram sendo investigados pela polícia do Rio e precisaram prestar depoimento.
Enquanto o cantor passou a mão no corpo da influenciadora e apresentadora sem o consentimento dela por diversas vezes durante uma festa, o lutador imobilizou a mexicana e roubou um beijo dela na mesma noite. Chamada ao confesssionário, Dania disse não ter se sentido incomodada com as atitudes dos dois, mas a repercussão negativa do caso fez a produção do programa dar a devida punição aos participantes.
Brigas de Bruna Griphao
A atriz deu o que falar na casa mais vigiada do Brasil com as suas brigas. Bruna protagonizou algumas discussões com brothers e sisters como Fred Nicácio e Domitila. Numa dessas cenas de gritaria, o alvo foi Cezar Black. A atriz se revoltou ao ouvir o enfermeiro dizer que Larissa havia voltado ao jogo com instruções de sua assessoria, em conversa com Domitila, e começou a atacar o brother.
“Você falou um monte de besteira dela. Você falou do corpo dela, a Domitila falou um monte de besteira. Quando você sair daqui você vai ver um monte de vídeo seu falando m*rda […] Você só fala m*rda. Você é um invejoso”, disse Griphao. A atitude explosiva da sister ganhou repercussão negativa nas redes sociais.
Repescagem de participantes e brigas
Outra polêmica que aconteceu em março no reality foi a segunda chance que Boninho deu aos ex-participantes da edição. Todos, com exceção dos expulsos, foram novamente confinados durante alguns dias na “Casa do Reencontro” para o público escolher quem voltaria ao programa. E a dinâmica acabou gerando mais brigas naquele momento que a casa principal do BBB.
Um dos momentos marcantes foi a briga de Larissa e Tina contra Key Alves. Tudo começou quando Tina entrou na discussão entre Fred Nicácio e Key, que questionava o motivo do médico ter falado apenas na casa que iria processar a jogadora de vôlei. Irritada com a intromissão, Key rebateu: “Me poupe, garota”.
“Garota? Garota é o ‘cara***’, meu nome é Tina, sou mãe de duas filhas. Garota? Você me conhece? Você sabe quantos anos eu tenho?”, disse em seguida a modelo, que se exaltou e até subiu em cima de uma mesa de sinuca para discutir com a atleta.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui