Sócios do Porta dos Fundos surfam em novos formatos após saída da Paramount
Gregorio Duvivier e João Vicente de Castro fazem sucesso com o podcast 'Não importa', Fabio Porchat se prepara para lançar programa com mães de famosos

A proposta para a foto que ilustra estas linhas era que Fabio Porchat, Gregorio Duvivier e João Vicente de Castro posassem sentados no sofá, mas eles não se aguentam: fazem careta, se amassam e se abraçam, como pré-adolescentes da quinta série na sala de aula. O resultado da sessão estampa a amizade genuína que há entre eles, agora os únicos sócios do Porta dos Fundos, após a saída da Paramount Global, anunciada em março, e a compra dos nacos de Antonio Tabet e Ian SBF, também fundadores da produtora.
+ Peso na consciência? Cauã Reymond desiste de contrato milionário com bet
A partida dos dois foi amistosa, garante o trio, lançando mão da famosa ‘incompatibilidade de agendas. “Muita gente me ligou dizendo: ‘e aí, me conta a fofoca, mas a verdade é que cada um foi para um lado”, diz Porchat. O conglomerado de mídia por trás de canais como CBS e MTV, presente em 180 países, virou sócio majoritário do negócio em 2017, por estimados 60 milhões de reais. Através dessa parceria, o Porta extrapolou fronteiras, ganhando versões no México e Polônia. “Eles entenderam que era hora de voltar as atenções para os Estados Unidos. E tudo bem”, justifica João Vicente.

Com quase 19 milhões de inscritos no YouTube, território que ajudaram a profissionalizar, e vídeos que acumulam mais de 8 bilhões de visualizações, os sócios, agora independentes, estão ávidos por criar. O videocast Não Importa, lançado em fevereiro, traz Gregorio e João Vicente num papo informal, despretensioso e cheio de intimidade. Nos episódios, publicados toda quinta, descobre-se, por exemplo, que o primeiro passou duas semanas com conjuntivite e que agora acorda às 5h30 para “bincar” com as filhas, Marieta e Celeste.
A produção ultrapassou a marca de 30 milhões de visualizações em 3 meses e já é a 46ª mais assistida no Spotify, entre as mais de 2 000 nacionais. A popularidade do formato, acredita João Vicente, tem a ver com estes tempos solitários em que o celular se torna companhia indispensável. “Ouço muita gente dizer que se imagina sentado ali, trocando ideia com a gente. Acho que a nossa amizade faz sentido para as pessoas”, reflete o ator, que divide o trabalho na plataforma com as gravações de Vale Tudo.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Tirar sarro e arrancar risadas do outro a qualquer custo, aliás, é a proposta de LOL: Se Rir, Já Era!, reality show de comédia disponível na Amazon Prime Video. A quarta temporada, que estreou em abril, reúne o elenco do Porta dos Fundos. Ali, a competitividade da trupe, que foi formada numa jogatina (o nome da produtora fundada em 2012 surgiu durante uma partida de Imagem & Ação), é elevada à máxima potência. E não se trata de hipérbole: Gregorio chegou a ficar nu, fazendo gracejos acerca do próprio pênis. “Sou fã de humor de constrangimento, mas na hora não pensei que também ficaria constrangido. No set, além dos atores, havia quase vinte pessoas operando as câmeras”, revela ele.
Novos integrantes do humorístico, Luellem de Castro, Macla Tenório e Pedro Ottoni participaram do programa, corroborando a ideia central do grupo: ser um aglutinador de talentos, oferecendo estrutura para quem está começando. “Somos três sócios, mas formamos uma turma. É por isso que a empresa tem esse nome, uma porta bem aberta mesmo, para as pessoas entrarem e saírem”, completa Gregorio.
Na sede da produtora, em Botafogo, boa parte dos 52 funcionários (70% são mulheres) pensa freneticamente em novos projetos. Ainda para o primeiro semestre está prevista Pensamentos Intrusivos, série de humor ácido concebida e protagonizada por João Vicente. Nomes como Caio Blat e Felipe Camargo estão no elenco. Os cinco episódios serão publicados semanalmente, às terças, nas redes sociais. Já o incansável Porchat se prepara para retomar o programa de viagens Porta Afora e começa a gravar, em breve, Entrevistando a Sua Mãe, com histórias curiosas de personalidades e suas genitoras, ambos previstos ainda para 2025, no YouTube.

Em dezembro, eles finalmente lançam o especial de Natal Stand-Up e Anda!, um show de comédia que se passa no ano 30 D.C. e faz piada com parábolas bíblicas do Velho Testamento. A estreia seria em 2023, mas com o início da guerra em Gaza o grupo achou de bom tom adiar. No ano passado, outro contratempo manteve o produto na gaveta. “Enfrentamos um impasse com a saída iminente da Paramount, mas agora vai”, promete Porchat, protagonista da atração. Na internet, sempre é tempo de recomeçar.