Clique e assine por apenas 4,90/mês

Luto: morre o arquiteto André Piva, aos 52 anos

Vítima de leucemia, Piva era casado com o estilista Carlos Tufvesson e foi um dos pioneiros na luta pelo reconhecimento oficial das relações homoafetivas

Por Cleo Guimarães - 6 ago 2020, 14h22

Morreu, na noite desta quarta (5) o arquiteto André Piva, de 52 anos. Piva foi vítima de uma leucemia linfocítica aguda extremamente agressiva – a doença havia sido diagnosticada recentemente, e seu estado de saúde piorou nesta segunda (3), quando foi internado no hospital Copa Star. Um dos arquitetos de maior prestígio do Rio, ele tem entre seus trabalhos mais recentes a revitalização do Cinema Leblon. “Era um colega admirável e, principalmente, ético”, disse a VEJA RIO o também arquiteto Miguel Pinto Guimarães. “Estivemos juntos em várias viagens profissionais, eu frequentava a sua casa; ele e Carlos, a minha. O que mais me dói é saber que ele morreu da mesma doença que tirou a vida da minha filha no ano passado”, lembrou.

Cinema: saiba quem vai interpretar Leonel Brizola no filme sobre Jango

Piva era casado com o estilista Carlos Tufvesson, com quem oficializou a relação em 2013, depois de recorrer ao STF para conseguir legalizar a união – a Justiça do Rio havia negado este direito ao casal, que já estava junto há quase duas décadas. “Pois é… Casamos. Hoje, depois de 17 anos de luta, por não aceitar que minha relação de amor, reconhecida como tal por minha família e amigos fosse reconhecida como de fato é: um casamento. Foi finalmente reconhecida diante das leis do nosso país. Vou dormir emocionado de imaginar como o verde e amarelo de nossa bandeira tem as mesmas cores para nós”, escreveu Tufvesson à época, em suas redes sociais.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Carlos e André comemoraram o casamento à sua maneira: com um festão de arromba no Museu de Arte Moderna. “Ele era festeiro, gostava da vida. Era uma pessoa doce, agradável e talentosíssima, fundamental para o Casa Cor”, diz a sócia-diretora do evento, Patricia Mayer. André era irmão do ator Guilherme Piva, atualmente em cartaz na reprise da novela “Novo Mundo”. O arquiteto será cremado nesta sexta (7), e o velório será reservado à família, para evitar aglomerações.

Continua após a publicidade
Publicidade