Coisa de cinema: DiCaprio cita enredo do Salgueiro ao defender indígenas
Escola de samba homenageia o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, assassinados em 2022
O enredo do Salgueiro para o Carnaval 2024 foi tema de uma postagem do ator Leonardo DiCaprio no Instagram. Defensor das causas ambientais, ele falou sobre os problemas em relação à preservação das terras indígenas, e citou o enredo da Vermelho e Branco, que homenageia o povo Yanomami.
+ Próxima estação: brilho! Milton Cunha vira a voz do metrô no Carnaval
Leonardo falou na postagem sobre a “violência brutal de garimpeiros e seus financiadores”, com um vídeo mostrando os índios na Amazônia. O samba do Salgueiro homenageia o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, assassinados em 2022 durante uma viagem pelo Vale do Javari.
“O ritmo do samba pulsa para ajudar a proteger o maior grupo indígena da Amazônia que vive em relativo isolamento – o povo Yanomami. Durante anos, o povo Yanomami sofreu violência brutal de garimpeiros e seus financiadores. A mineração ilegal contaminou suas águas e levou a uma crise humanitária de desnutrição, malária, pneumonia e outras doenças que aumentaram as taxas de mortalidade infantil”, escreveu DiCaprio.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
E mencionou o desfile das escolas de samba: “O desfile do Salgueiro este ano é dedicado à defesa dos Yanomami. Em meio a essa tragédia, os brasileiros convidam o mundo a se unir e celebrar a riqueza da cultura Yanomami e sua capacidade de resistência”.