Capital, Sepultura ou Ivete? Quem fez mais shows no Rock in Rio
Acertou quem disse o nome da baiana; ao todo ela já subiu ao palco do festival 19 vezes, considerando edições do Brasil, Portugal, Espanha e EUA
Em 40 anos de Rock in Rio, alguns artistas brasileiros e estrangeiros já tiveram a chance de subir mais de uma vez num dos palcos do festival. Mas uma extrapolou: a baiana Ivete Sangalo já foi anunciada na programação 19 vezes, considerando edições do Brasil, Portugal, Espanha e EUA. E incluindo a de 2024 – ela se apresenta nesta sexta (20). No top five das estrelas que mais vezes fizeram parte do line up do evento, Ivete está bem à frente da banda portuguesa Xutos & Pontapés (11), e dos brasileiros Sepultura (10), Capital Inicial (9) e Frejat (7) – este empatado com Metallica (4). “Acabo de me nomear a garota Rock In Rio”, escreveu no Instagram, depois de se apresentar na edição do evento em Lisboa, em junho de 2022.
+ Ed Sheeran tem tatuagem de série de Will Smith. Veja mais curiosidades
Ivete, que participou do Rock in Rio no Brasil pela primeira vez em 2011, já liderava o ranking de número de shows desde 2008, quando se apresentou em Lisboa pela terceira vez, ultrapassando os metaleiros do Sepultura em quantidade de participações. Naquele ano, ela também cantou na primeira edição de Madri. Numa época em que o festival era mais restrito ao rock e ao pop, a escolha da baiana foi recebida com insatisfação por uma parte do público. Houve que dissesse que o evento deveria passar a se chamar “Axé in Rio”. Mas a artista ignorou as críticas. “Hoje é dia de suingue, bebê”, disse no palco, parafraseando Christiane Torloni, que viralizou na internet com seu “Hoje é dia de rock, bebê”.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Uma pista para a predileção do festival por Ivete foi dada pela diretora artística nacional do Palco Mundo, Marisa Menezes. Em entrevista ao jornal O Globo, em setembro de 2022, ela contou que a baiana conquistou definitivamente os corações dos organizadores em 2016, quando a cantora americana Ariana Grande cancelou a participação no Rock in Rio Lisboa horas antes de seu show, por causa de uma infecção na garganta. A rainha do axé, que já havia se apresentado naquela edição do evento, prontificou-se a voltar ao palco. “Ela nos salvou quando a Ariana Grande perdeu a voz e cancelou o show. Usou sua popularidade em Portugal e todo o seu carisma e habilidade para entreter um público que, originalmente, não tinha ido lá para vê-la. Ela é da família para sempre“.