Quem é a “influenciadora” indiciada por crime de racismo no Rio
Ex-musa da Gaviões da Fiel, Ana Paula Minerato trabalhou na Band durante nove anos e foi finalista do reality show A Fazenda

A influenciadora e ex-musa da Gaviões da fiel Ana Paula Minerato foi indiciada por crime de racismo pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Em 2024, um áudio em que a personalidade das redes proferia ofensas a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, viralizou. Nas mensagens, Minerato chamou a artista de “empregada de cabelo duro” e “neguinha”.
“Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali o pai ou a mãe veio da África”, proferiu.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A delegada Rita Salim, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), concluiu que os termos reforçam esteriótipos racistas e encaminhou o caso ao Ministério Público do Rio de Janeiro.
A integrante do Melanina Carioca deu queixa à polícia em novembro do ano passado. Quando o caso foi a público, a influenciadora foi desligada da escola de samba Gaviões da Fiel e demitida da Band FM, onde apresentava um programa diário. Minerato reconheceu ser a autora da mensagem, mas alegou que a fala foi gravada sem autorização por um homem com quem se relacionava e depois tirada de contexto.
A figura das redes trabalhou no programa Pânico na Band entre 2011 e 2013. Além de participar de duas temporadas do reality show A Fazenda, do qual foi finalista em 2015. Até este momento, Minerato ainda não se pronunciou sobre o indiciamento.
Após uma denúncia feita pela deputada federal Érika Hilton (PSOL) no fim do ano passado ser arquivada por “falta de provas” pelo Ministério Publico de São Paulo (MP-SP), Ananda comemorou nas redes sociais.
+ Mudanças na orla: prefeitura diz que pode rever pontos do decreto polêmico
“Indiciada. Finalmente. Um retorno positivo daquele dia horrível. Aguardo com esperança o andamento desse processo. O fato de não falar sobre, não quer dizer que deixamos de lutar no off pra que Ana Paula seja responsabilizada pelas suas falas preconceituosas. Vim agradecer a todas as pessoas que assim como eu, estão com sede de justiça”, afirmou a vocalista.