“Ainda vou chegar ao primeiro lugar”, diz Hugo Calderano sobre top 2
"Talvez as pessoas não saibam o quanto é difícil se manter ali no topo, ainda mais hoje em dia", afirmou o atleta carioca a VEJA RIO
Fenômeno do tênis de mesa, o carioca Hugo Calderano acaba de entrar para a história. Aos 29 anos, ele chegou à segunda colocação do ranking mundial da modalidade.
Ele é o primeiro atleta fora do eixo Ásia-Europa a atingir essa marca.
Com 6 050 pontos, o brasileiro ultrapassou o chinês Lin Shidong, que caiu para 5 875 pontos após a expiração dos resultados do Singapura Smash 2025.
Calderano está garantido na vice-liderança do ranking até pelo menos 1º de março, quando se encerra a edição 2026 do Singapura Smash.
A VEJA RIO, Calderano afirmou que tem convicção de que pode chegar ao topo da tabela.
“Eu estou bem feliz com a segunda posição no ranking mundial, e sei que é um feito importante, uma marca inédita para o nosso tênis de mesa. Sou o jogador que está há mais tempo no top10, desde julho de 2018, inclusive sou o mais velho, mas sei que ainda tenho tempo para buscar mais uma posição e chegar ao primeiro lugar. Talvez as pessoas não saibam o quanto é difícil se manter ali no topo, ainda mais hoje. Antes os chineses eram muito dominantes, mas hoje temos muitos outros jogadores de nível excelente. Por isso, preciso continuar me reinventando, focando ainda mais nos meus objetivos, nos treinos, melhorando meu jogo e me divertindo também, levar essa ‘pressão’ com muita leveza”, afirmou o mesatenista.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Hugo Caderano iniciou 2026 com a conquista do título da ITTF-Americas Cup San Francisco e chegou às semifinais do WTT Star Contender Doha.
Com a participação nos dois torneios, o carioca colocou somou mais 770 pontos, atingindo o total de 6050.
Além disso, os rivais diretos do brasileiro também contribuíram com a alavancada. Lin Shidong, que agora figura na terceira colocação, teve os pontos conquistados no Smash de Cingapura de 2025 expirados.





