Relembre frases inspiradoras ditas por Preta Gil

“Ser quem eu sou, com todas as minhas cores, é meu maior ato de amor próprio e resistência", afirmou a cantora

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 25 jul 2025, 11h47 - Publicado em 25 jul 2025, 06h10
preta-gil
Preta Gil: 50 anos de muita verdade e autoaceitação (./Divulgação)
Continua após publicidade

Em dezembro de 2023, Preta Gil subiu ao palco do prêmio Cariocas do Ano, de VEJA RIO, para receber o troféu na categoria superação, acompanhada da neta, Sol de Maria, que à época tinha 8 anos.

A cantora dedicou a láurea à menina, num tocante discurso de amor à vida. Naquele início de ano, a filha de Gilberto Gil havia descoberto um adenocarcinoma — tumor maligno no intestino — e empreendeu uma luta pública contra a doença. Em meio a internações e sessões de quimioterapia, ainda enfrentou uma separação, de cabeça erguida.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Parecia que tudo correria bem quando, em meados de 2024, veio a notícia aterradora: metástase em quatro órgãos. Após ouvir dos médicos brasileiros que não havia possibilidade de cura, recorreu a um tratamento experimental nos Estados Unidos.

Sem jamais desistir de lutar, Preta faleceu no domingo (20), em Nova York, aos 50 anos. Seu último desejo era ser velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu. A família confirmou a cerimônia de despedida no local, aberta ao público, nesta sexta (25).

Continua após a publicidade

+ O que disse Gilberto Gil quando soube da morte de Preta

A notícia do falecimento da artista gerou uma onda de comoção entre famosos e anônimos, que destacaram sua bravura e originalidade. Em duas décadas de show business, ela fez questão de exaltar o corpo fora do padrão, a bissexualidade e a representatividade negra. As lições de Preta Gil ficam para a história.

preta-gil-sol-de-maria
Preta Gil e Sol de Maria: cantora dedicou prêmio Carioca do Ano à neta (Reginaldo Teixeira/Veja Rio)
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Frases inesquecíveis de Preta Gil:

“Passei boa parte da minha vida tentando caber em padrões que não me representavam. Quando entendi que minha força estava justamente naquilo que me faz única — minha voz, meu corpo, minha história — me libertei!”

“Ser quem eu sou, com todas as minhas cores, é meu maior ato de amor próprio e resistência”

Continua após a publicidade

“A morte é um tabu, mas tenho um pai que fala de forma natural sobre isso. Graças a ele, comecei a enxergar o assunto de outra forma”

“A mulher não volta para a cozinha, o gay não volta para o armário e a gorda não volta para o espartilho. A questão é dar ferramentas para que as pessoas não aceitem padrões”

“Eu sinto medo, mas também tenho muita coragem. É uma dualidade que pode parecer estranha. E, por mais que eu me amedronte, tenho um impulso que me faz ir para a frente”

Continua após a publicidade

“Eu tenho mil defeitos, mas uma coisa que amo é ver quem merece brilhar”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.