Filha de Mano Brown detalha caso de racismo e agressão no Rock in Rio
Em relato publicado no Instagram, atriz diz que estava ao lado do namorado, o ator Danilo Mesquita, quando foi agredida
A atriz Domenica Dias, filha do rapper Mano Brown, fez um relato no Instagram nesta quarta (14) sobre um episódio de racismo e agressão que sofreu durante o Rock in Rio. O caso mobilizou uma discussão com outras pessoas na plateia do show, que foi filmada e publicada na internet. No vídeo, que repercutiu nas redes, o namorado de Domenica, o ator Danilo Mesquita, aparece gritando com uma mulher para defender a namorada.
+ De Dua Lipa a Chris Martin, o roteiro carioca das estrelas do Rock in Rio
Na nota publicada em sua rede social, Domenica detalha o ocorrido. Ela diz que estava na plateia do palco Sunset com seu namorado, durante um show em homenagem à cantora Elza Soares, no último domingo (11), quando um casal “visivelmente alterado” se instalou na frente deles.
“No exato instante em que subiram ao palco outras cinco cantoras pretas, a mulher, fingindo que estava dançando, me empurrou, pisou nos meus pés e se jogou em cima de mim de forma proposital. Mesmo com a insistência nas agressões, somente tentei desviar dela em todas as vezes”, descreveu Domenica.
Para evitar um confronto, ela diz que Mesquita a teria abraçado, fazendo uma barreira para que a mulher não a acertasse mais. A moça, então, teria virado nesse momento para eles e perguntado “por que estavam tocando nela.”
“Respondemos que estávamos no nosso canto, que era ela quem estava me machucando e que não queríamos confusão. Neste momento, o homem que a acompanhava, covardemente, deu um soco no rosto do Danilo. De forma instintiva, eu tentei reagir à agressão e fui atingida no olho. Em seguida, o casal, covardemente, sumiu no meio da multidão”, continua o relato.
+ “Princesa Isabel do funk”: os memes de Anitta após treta com Rock in Rio
Segundo Domenica, o vídeo publicado nas redes sociais em que ela e Danilo discutem com outra mulher aconteceu após a agressão, com outras pessoas do público. “Estávamos indignados com o ataque de motivação racista, que fica explícito pelo fato de eu ser uma das únicas pessoas pretas naquele contexto no meio de um espetáculo que visava enaltecer o trabalho e obra de mulheres pretas”, disse a atriz.
A mulher que aparece no vídeo gritando com Danilo não teria relação direta com a agressão anterior, mas teria “esbravejado” que ambos estavam causando uma confusão. “As acusações dela, no momento de fragilidade após a agressão sofrida, aumentaram, mais ainda, a nossa indignação e sensação de injustiça. Junto a outras pessoas que viram a covardia que passamos, explicamos, exaltados e com razão, a ela e às outras pessoas ao redor que nós é que fomos as vítimas da situação, sobretudo eu”.
+ Por que a transmissão do show de Dua Lipa no Rock in Rio atrasou
“Nesse contexto, me pergunto o porquê a nossa reação gerou, nessa mulher, mais comoção do que a própria agressão que sofremos. Depois de todo constrangimento, aborrecimento e agressões sofridas, decidimos ir embora”, contou Domenica.
Por fim, a atriz reforçou em seu relato a importância de evidenciar os fatos e contar as agressões sofridas, tanto físicas quanto morais. “É inadmissível que, no momento mágico em que mulheres pretas ocupam um palco dedicado, especialmente, a elas no show de outra cantora preta para que possam mostrar sua arte e brilhar, outra mulher preta sofra agressões gratuitas a poucos metros do palco e ainda seja obrigada a ouvir recriminação por ter se defendido de atitude racista, quando deveria estar sendo amparada pela agressão sofrida”, finalizou ela.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A publicação ganhou diversos comentários de famosos em apoio a Domenica e Danilo. “Todo meu amor e carinho para vocês”, comentou Regina Casé. “Um absurdo sem fim! Sinto muito que tenham passado por tudo isso. E contem conosco para compartilhar a verdade”, escreveu Jeniffer Nascimento. “Sinto muito que vocês tenham passado por isso. Estamos juntos, contem comigo”, disse Jessica Ellen.
Veja a nota na íntegra: