Entra e sai no Carnaval: escolas de samba anunciam mudanças para 2026
Paulo Barros deixa a Vila Isabel, enquanto Gabriel Haddad e Leonardo Bora saem da Grande Rio. Antônio Gonzaga troca a Portela pela escola de Caxias

Depois de um Carnaval cercado por polêmicas em relações a notas dadas – e as respectivas justificativas dadas pelos jurados – as escolas de samba já começaram o movimento natural de se despedir de alguns funcionários.
Já há movimentações entre carnavalescos e rainhas de bateria.
+ Paolla Oliveira afronta jurada em despedida da Sapucaí. Veja o vídeo
Paulo Barros, por exemplo, está de saída da Vila Isabel após amargar o oitavo lugar na competição com um enredo sobre assombrações. Ele permaneceu na escola da Zona Norte por três Carnavais e ainda não revelou quais serão seus próximos passos profissionais.
Já a Grande Rio, vice-campeã deste ano com um belíssimo desfile sobre o Pará, anunciou a saída da dupla de carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Eles assinaram o desfile de 2022, uma homenagem a Exu, que concedeu à escola de Caxias o primeiro título no Grupo Especial. Os dois estiveram à frente da agremiação desde 2020 e conquistaram resultado expressivo já naquele ano, quando a Grande Rio também ficou em segundo lugar.
Com sede de virar o jogo em 2026, a escola de Caxias já anunciou a contratação do carnavalesco Antônio Gonzaga, que este ano assinou o desfile da Portela celebrando a vida e a obra do cantor e compositor Milton Nascimento.
Gabriel e Leo, por sua vez, assumem os cargos de carnavalescos na Vila Isabel.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Entre as rainhas de bateria, Paolla Oliveira já havia anunciado que este seria seu último desfile à frente dos ritmistas da Grande Rio. A sucessora da atriz ainda não foi anunciada. Logo após a festa na Avenida, a Viradouro anunciou que Erika Januza não será mais a rainha de bateria da escola a partir de 2026.
Durante a transmissão do desfile das campeãs pelo Globoplay e Multishow, o comentarista Milton Cunha afirmou que uma grande agremiação tem interesse em contratar a artista mineira.
No assunto mestre-sala e porta-bandeira, o Paraíso do Tuiuti desligou o casal Dandara e Raphael, mesmo acumulando 30 pontos entre os jurados, enquanto na Vila Isabel, Marcinho Siqueira e Cris Caldas estão de saída após uma nota 10 e duas 9,9.
A Mocidade anunciou a saída de Mauro Amorim do cargo de Diretor de Carnaval. Ele estava na escola da Zona Oeste desde 2024. Seu sucessor não foi definido ainda.