Despedida a Cristina Buarque reúne famosos no bar Bip Bip, em Copacabana
Cantora morreu no domingo (20) e recebeu várias homenagens nas redes sociais

O bar Bip Bip, em Copacabana, foi cenário para uma grande homenagem à cantora e compositora Cristina Buarque. Logo após a notícia de sua morte, no domingo (20), famosos e anônimos se reuniram no local em uma animada roda de samba, como mostrou a artisa plástica Adriana Varejão nas redes sociais.
+ Enfrentando um câncer, atriz Lucia Alves é internada em estado grave
Filha do historiador Sérgio Buarque de Hollanda, Cristina era irmã de Chico Buarque, Miúcha e Ana de Hollanda. A artista lutava contra um câncer de mama e será velada na tarde desta segunda (21), no Crematório Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Vários depoimentos se espalharam pela internet. “A devoção pelo ofício, a artista que preferia o recolhimento à exposição exagerada, o fascínio rigoroso com as melodias, a pesquisa incansável dos sambas antigos e a Ilha de Paquetá. A gente vai lembrar disso tudo quando lembrar de Cristina”, escreveu o ator Humberto Carrão sobre a artista paulistana e moradora de Paquetá, onde chegou a ter mais de 30 gatos e gostava de reunir amigos para tocar.
O escritor e jornalista Luís Pimentel também lamentou a perda: “A ilha dos artistas se despede hoje dessa ilustre filha adotiva, que escolheu aquele pedaço mais tranquilo, bonito e pacato da Baía para curtir a maturidade e a velhice”. Chico Buarque publicou um vídeo de 1968 em que aparece ao lado da irmã cantando Sem Fantasia.
Ao longo da carreira, que teve início no final dos anos 1960, Cristina lançou discos que ajudaram a escrever a história do samba e da MPB. Em 2007, ao lado do grupo de samba Terreiro Grande, lançou um dos seus últimos trabalhos: Cristina Buarque e Terreiro Grande.