O Carnaval encontra a IA: fotógrafo reúne imagens oníricas em livro
Pedro Garcia de Moura, o Cartiê Bressão, alia a cultura carnavalesca ao potencial criativo das novas tecnologias

Fotógrafo e folião de tantos carnavais, Pedro Garcia de Moura, o @cartiebressao, vem explorando a Inteligência Artificial generativa há alguns anos, criando imagens interessantes que têm como pano de fundo, claro, a folia carioca.
Nesta quarta (26), ele lança Carnavais Artificiais (editora Afluente), livro em que reúne os registros e ainda provoca reflexões sobre arte, memória e as novas formas de expressão proporcionadas pela IA generativa.
+ Carnaval: metrô vai funcionar sem parar até a quarta-feira de cinzas
“Com a IA, pude flanar por universos imaginários e criar fanfics sobre o Carnaval do Rio, assim como fazia nas descrições das minhas fotografias de rua. Esse projeto nasceu da minha paixão pela festa e do desejo de experimentar os limites da tecnologia”, define Pedro.
O livro, em pré-venda no site da editora por R$ 330,00, propõe uma revisitação surrealista do Carnaval do Rio, com imagens realistas e contos fantásticos que misturam referências literárias, memórias afetivas e o imaginário coletivo da folia.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
As influências no trabalho de Pedro Garcia de Moura vão de Nelson Rodrigues e João do Rio a Moebius e videogames dos anos 1990.
O lançamento de Carnavais Artificiais será na Casa Camolese, e ainda rola um bate-papo entre o autor e o jornalista William Helal Filho, conhecido pelas crônicas sobre o feriado momesco, a partir das 19h30.
+ Do Estação ao Cine Botequim, os lugares que vão transmitir o Oscar no domingo (2)
Casa Camolese. Rua Jardim Botânico, 983. Jardim Botânico. Qua. (26), a partir das 18h30.