Tati Accioli conquista título de carioca do ano em Moda
O Rio ficou pequeno para a idealizadora do maior festival de moda autoral da América Latina, que rodou o Brasil em 2024 e aterrissa em Nova York em 2025

Uma década depois de abrir a sala de casa para uma espécie de bazar que juntou dez amigas estilistas, Tatiana Accioli não cansa de inventar moda, mesmo sem usar moldes, linhas ou agulhas. O bazar, no número 25 da Rua Visconde de Carandaí (daí o nome, Carandaí 25), virou uma feira que abriga mais de 350 marcas, extrapolando o Jardim Botânico e até o solo carioca.
+ Luiz Oscar Niemeyer é o carioca do ano na categoria Entretenimento
+ Mototaxista Diego Mendes se destaca como o carioca do ano em Cidadania
Além de uma loja fixa no Shopping Leblon, a iniciativa expandiu-se em 2024 para mais um ponto fixo, no Shopping VillaLobos, em São Paulo, circulou por cidades como Recife, Goiânia, Belo Horizonte e Salvador em eventos itinerantes e se transformou no maior festival de moda autoral da América Latina, reunindo também itens de beleza, decoração e bem-estar, além de gastronomia e shows. “A ideia é voltar os olhares para os novos talentos da moda brasileira, que passou tempo demais sem ser vista”, explica ela, que mantém 50% de “reserva de mercado” para criações de talentos do Rio a cada edição.
E a trilha vem se provando exitosa. O público saltou para 40 000 pessoas e o faturamento triplicou, chegando a cravar 12 milhões de reais em vendas em apenas quatro dias. Para Tati, filha de empresários do varejo do setor, que trabalhava com marketing, isso serve de impulso para voar alto, aí literalmente. No ano que se avizinha, o Carandaí 25 ultrapassa a fronteira nacional, com a estreia na cena outonal de Nova York, em setembro, e ainda lançará um instituto, voltado à capacitação de profissionais, com direito a cursos, concursos e desfiles.
+ Fernanda Torres brilha como carioca do ano na categoria Cinema
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Somos uma plataforma de fomento e queremos mais do que nunca oferecer ferramentas de capacitação, fazendo gente talentosa florescer”, diz ela, sem jamais abrir mão do vestidão com Havaianas, o look favorito, certa de que não haveria lugar melhor do que o Rio para tanto. “O mar e a areia sempre estiveram muito perto da minha vida: fui campeã brasileira de surfe, conheci meu marido numa altinha e até hoje jogamos com nossa filha de 13 anos”, conta. Esta é definitivamente sua praia.
Cariocas do Ano 2024 é promovido pela VEJA Rio com apoio da Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Turismo do Rio e Brasil Surfe Clube, parceria do Roxy Dinner Show e fornecedor oficial Salton.