Caetano e Bethânia: louvor em setlist de show divide opiniões de fãs
Na turnê com a irmã, o cantor baiano apresenta a música Deus Cuida de Mim, do pastor Kleber Lucas, que ele gravou com o líder religioso em 2022
A aguardada turnê dos irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia estreou neste sábado (3), com show lotado na Farmasi Arena, na Barra, com algumas surpresas. Entre elas, o número em que o baiano canta Deus Cuida de Mim, do pastor Kleber Lucas, que dividiu opiniões.
“O fato de vir crescendo enormemente o número de evangélicos no Brasil é uma coisa que tem imensa importância para mim. Por isso vou cantar o amado louvor do pastor Kleber Lucas ‘Deus cuida de mim'”, o cantor, antes de apresentar a canção. No show, a maior parte da plateia ficou em silêncio, parecendo estar sem reação. Mas houve quem cantasse a música de forma fervorosa.
caetano dizer que o crescimento enorme do número de evangélicos no brasil tem “imensa importância” pra ele e em seguida cantar um louvor me caiu muito muito mal… o amargo no fundo da língua de uma noite, afora isso, maravilhosa
— tu 🇧🇷 (@arturtpp) August 4, 2024
+ Com ouro no solo, Rebeca Andrade vira a maior medalhista olímpica do país
Nas redes sociais, o momento também passou longe de ser unanimidade. “Caetano dizer que o crescimento enorme do número de evangélicos no Brasil tem ‘imensa importância’ pra ele e em seguida cantar um louvor me caiu muito muito mal… O amargo no fundo da língua de uma noite, afora isso, maravilhosa”, escreveu um fã no X (antigo Twitter).
“O Caetano meteu um Kleber Lucas no show de ontem kkkkkkkkkkk pqp. Ainda bem que eu economizei meu dinheiro. Quando não tá compondo, Caetano tá quase sempre equivocado“, criticou outro usuário da rede social.
O Caetano meteu um Kleber Lucas no show de ontem kkkkkkkkkkk pqp. Ainda bem que eu economizei meu dinheiro. Quando não tá compondo, Caetano tá quase sempre equivocado.
— Faria William (@WilliamFaria89) August 5, 2024
Mas houve também quem apoiasse o cantor. “Sou agnóstico e respeito é tudo. Preciso abrir uma exceção, essa música do Kleber Lucas cantada por ele e Caetano é fantástica, simplesmente linda”, argumentou uma terceira pessoa no X.
“Caetano criticado porque canta louvor no show com Bethânia. O cara tem 80 anos e 2 filhos evangélicos. Passou a vida cantando em louvor a orixás e ao candomblé. Mas foi derrotado pela igreja neopentecostal, aceita a crença dos filhos. Deixa o cara. Ele quer paz”, argumentou uma fã.
Sou agnóstico e respeito é tudo. Preciso abrir uma exceção, essa música do Kleber Lucas cantada por ele e Caetano é fantástica, simplesmente linda.
📽Caetano Veloso e Kleber Lucas
Música: Deus Cuida De Mim
Composição: Kleber Lucas pic.twitter.com/Z0OucgLvVw— rei🚩 (@reispy13br) August 4, 2024
+ Por que Rebeca Andrade não quer disputar o individual geral em Los Angeles
No entanto, Deus Cuida de Mim não é novidade no repertório do baiano. Lançada originalmente por Klebler Lucas em 1999, a música foi regravada pelo pastor com Caetano em 2022. Progressista, Lucas foi uma das vozes raras vozes entre os líderes evangélicos contra Bolsonaro.
Caetano criticado pq canta louvor no show com Bethânia. O cara tem 80 anos e 2 filhos evangélicos. Passou a vida cantando em louvor a orixás e ao candomblé. Mas foi derrotado pela igreja neopentecostal, aceita a crença dos filhos. Deixa o cara. Ele quer paz.
— the new adventures of old CrisTinah (@TinahLopes) August 4, 2024
Depois de gravar com o pastor, Caetano se disse “católico de axé, pós-ateu” — isso porque, no passado, ele se declarava ateu. Em 2021, em entrevista a Nelson Motta, o artista falou sobre o fato de seus dois filhos mais novos serem evangélicos.
+ Bruna Surfistinha 2: o que já se sabe sobre a sequência do filme
“Zeca e Tom são cristãos. Moreno é religioso de modo alargado: é do candomblé, atrai-se pelo hinduísmo, é católico franciscano e, tão ligado a Santo Amaro, não pode deixar de ser mariano”, descreveu.
“Eu não sou religioso. Mas não tenho medo da religiosidade dos meus filhos. Temos sempre conversas muito claras. De minha parte, não vejo o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil como algo negativo. Nunca vi assim, continuou.
+ É prata! Rebeca Andrade conquista sua segunda medalha no individual geral
Na mesma entrevista, ele ainda falou sobre o fato de as religiões evangélicas serem maioria entre a camada mais pobre da população. “Não está vendo o Brasil quem despreza os pentecostais e neopentecostais, que são maioria entre os pobres e pretos, sobretudo entre pretas pobres, e produzem o gênero musical mais buscado depois do chamado sertanejo”, argumentou.
O artista estava certo: os evangélicos são cerca de 70 milhões de brasileiros hoje. De acordo com o último censo do IBGE, de 2000 a 2010, o número de adeptos da fé cristã no país cresceu 61%. Na música, o gospel estava entre os 25 gêneros de música mais escutados no Spotify no Brasil em 2022.
+ Após ganhar medalha de bronze, Rebeca Andrade é vítima de golpe
Na entrevista a Nelson Motta, Caetano afirmou ainda que havia um preconceito “pseudochique” contra os evangélicos no Brasil e nunca se identificou com esta visão. “Isso não quer dizer que eu respeite qualquer mau-caráter que pregue alguma forma de fundamentalismo ou que use uma religiosidade para dominar mesquinhamente as pessoas e para agredir outros grupos”, frisou.
Ele e Bethânia se iniciaram no candomblé, mas ele não se aprofundou na religião, enquanto a irmã segue a religião e o catolicismo ao mesmo tempo. No show, as religiões de matriz africana foram homenageadas com as músicas Milagres do Povo, Filhos de Gandhi (de Gilberto Gil) e Dedicatória, tributo à famosa ialorixá Mãe Menininha (1895-1986).
+ Bronze da ginástica: “Fiz as contas e vi que daria”, diz Jade Barbosa
O show teve dois blocos em que os irmãos se apresentaram separadamente. Ao todo, foram 41 músicas no repertório, sendo 23 compostas por Caetano. Cinco músicas foram agrupadas em um medley em homenagem à Mangueira. O repertório passou por clássicos (como Alegria, Alegria, Tropicália e Oração ao Tempo) e hits (Sozinho, de Peninha, e Explode Coração, de Gonzaguinha).
Outra surpresa foi a inclusão da música Fé, do repertório de Iza, na turnê. “Fé pra quem é forte / Fé pra quem é foda / Fé pra quem não foge à luta / Fé pra quem não perde o foco / Fé pra enfrentar esses filha da puta”, diz o refrão.
+ “Esperava acolhimento”, diz Blogueira de Baixa Renda após ‘gafe’ na CazéTV
Em suas redes sociais, Iza revelou que, no ano passado, Bethânia contou para ela que eles estavam ensaiando a música. Iza não contou para ninguém, mas que não tinha certeza se iriam de fato apresentá-la nos shows.
“Meu Deus. MEU DEUS. Isso é grande pra mim de um jeito que não sei se consigo explicar. Só quero muito agradecer a todos que fizeram isso acontecer”, disse a cantora no texto.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui