Bienal do Livro anuncia Rosane Svartman e Clélia Bessa como curadoras
As profissionais do cinema prometem ampliar os horizontes do festival, celebrando a fusão entre páginas e telas

Depois de anunciar nomes como o professor Luiz Antonio Simas, o ator Lázaro Ramos e a escritora Thalita Rebouças como curadores da próxima edição, a Bienal do Livro incluiu uma dupla de peso na lista.
Rosane Svartman e Clélia Bessa, profissionais que são referências no cinema e na televisão brasileira, serão responsáveis por construir pelo Páginas na Tela, sessões temáticas que levarão ao Palco Apoteose uma programação rica e conectada com o público.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Esse formato de conteúdo, que estreou na edição do ano passado, é dedicado a explorar a relação entre narrativas literárias e o universo audiovisual, tais como filmes, séries, novelas e produções para o streaming. Em 2025, a programação promete aprofundar o diálogo sobre as adaptações de obras literárias e os bastidores criativos de produções que conquistam leitores e espectadores.
Rosane Svartman é doutora em comunicação/cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e tem extensa carreira como diretora. São dela longas a exemplo de Como Ser Solteiro, Desenrola, Mais Uma Vez Amor e Tainá 3. Suas contribuições para a televisão incluem a criação e redação final de sucessos como Malhação Sonhos, Totalmente Demais e Bom Sucesso, todas da TV Globo. Ela acumula quatro indicações ao Emmy Internacional.
Clélia Bessa, formada em Ciências Sociais pela UFRJ e pós-graduada pela PUC-RJ, é sócia da Raccord Produções e uma das produtoras mais prolíficas do audiovisual nacional, acumulando mais de 1000 horas produzidas para a TV e 23 longas no currículo, incluindo Desenrola e Pluft, o Fantasminha, uma produção 3D de Rosane.
Juntas, Rosane e Clélia prometem ampliar os horizontes do maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, celebrando a fusão entre páginas e telas e inspirando públicos de todas as idades no Riocentro.
Ao longo do último mês, a Bienal do Livro divulgou outros curadores do evento: as jornalistas Flávia Oliveira e Bianca Ramoneda e os escritores Clara Alves e Pedro Pacífico. O evento acontece de 13 a 22 de junho de 2025.