Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Atriz Berta Loran morre aos 99 anos no Rio

Comediante nascida na Polônia chegou ao Brasil fugindo do nazismo e fez bela carreira na televisão

Por Redação
29 set 2025, 15h52
Berta Loran 90 anos
Berta Loran: atriz acumulou trabalhos em teatro, cinema e na televisão (Angela Zaremba/Divulgação)
Continua após publicidade

A atriz Berta Loran morreu na madrugada de domingo (28), aos 99 anos, depois de 10 dias internada no hospital Copa D’Or, em Copacabana, sem que a causa da morte fosse revelada pela família.

+ Quais atores consagrados destrataram Grazi Massafera no início da carreira

De profícua carreira em televisão, teatro e cinema, a atriz polonesa que chegou no Brasil em 1937, aos 11 anos, fugindo do nazismo, será velada nesta terça (30), a partir das 8h, na Sociedade Religiosa Israelita Chevra Kadisha, na Praça da Bandeira. O enterro está marcado para as 11h no Cemitério Israelita de Belford Roxo.

Compartilhe essa matéria via:

Basza Ajs, o nome de batismo da atriz, começou morando com a família e os cinco irmãos em cortiço na Praça Tiradentes, e estreou no cinema no filme Sinfonia carioca (1955), de Watson Macedo. 

Continua após a publicidade

Ela estreou na  TV Globo em 1966, no elenco do programa Bairro Feliz, de Max Nunes e Haroldo Barbosa. Na emissora, teve atuações marcantes em programas de humor como Balança mas não cai (1968), Satiricom (1973) e Planeta dos homens (1976).

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Ao lado de Chico Anysio, esteve em Chico City e se destacou na “Escolinha do Professor Raimundo, nos anos 1990, com a personagem Manuela D’Além-Mar na primeira edição da exibida entre 1990 e 1995. Em versão posterior do programa, em 2001, ela interpretou Sara Rebeca. Também fez novelas, como Cambalacho (1986), Ti-Ti-Ti, (2011), Cordel encantado (2011) e A dona do pedaço (2019). Em 2018 ela voltou as palcos com a amiga Jane Di Castro, no espetáculo Damas do humor e da canção.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês