Coisa de cinema: 11 filmes imperdíveis que têm o Rio como cenário

Carioca está lançando o livro Momento Crítico: Grandes Cineastas que Fizeram História no Set, com resenhas de 105 longas

Por Da Redação
9 jul 2025, 19h16
Cidade de Deus
Cidade de Deus: filme é imperdível quando se trata de cenários cariocas (./Divulgação)
Continua após publicidade

Criador da plataforma de conteúdo audiovisual SETxSE7E, o carioca Gustavo Valente está lançando o livro Momento Crítico: Grandes Cineastas que Fizeram História no Set, coletânea de 105 resenhas que escreveu nos últimos três anos sobre filmes de 35 grandes cineastas estrangeiros.

+ Disco Os Afro-Sambas, de Baden e Vinicius, é dissecado em documentário

As análises vão de clássicos do cinema mudo, como títulos de Buster Keaton, a recentes sucessos de pública e crítica, como Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos, vencedor de quatro Oscar em 2024, passando por faroestes, como No Tempo das Diligências, de John Ford, e ainda ficção científica, a exemplo de 2001: Uma Odisseia no Espaço.

+ Martine Grael e a pressão de ser a única capitã mulher do Sail GP

O projeto SETXSE7E conta também com um perfil no Instagram, com sugestões de playlists para os seguidores e análises de filmes em vídeo, e um canal no YouTube. Ali, Gustavo Valente e o jornalista Rodrigo Fonseca, especialista em cinema, apresentam os programas Momento Crítico e Arena no set, trazendo curiosidades e comentários sobre produções.

Continua após a publicidade

A pedido de VEJA Rio, Valente selecionou onze filmes imperdíveis que têm não só o Rio como cenário, mas como um dos protagonistas. Confira abaixo.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Todas As Mulheres do Mundo (1966) – Domingos de Oliveira

Continua após a publicidade

Cidade de Deus (2002) – Fernando Meirelles

Interlúdio (1946) – Alfred Hitchcock

Ainda Estou Aqui (2024) – Walter Salles

Continua após a publicidade

Tropa de Elite (2007) – José Padilha

Orfeu Negro (1959) – Marcel Camus

Rio, 40 Graus (1955) – Nelson Pereira dos Santos

Continua após a publicidade

Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981) – Hector Babendo

Ônibus 174 (2002) – José Padilha

Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968) – Roberto Farias

Continua após a publicidade

Central do Brasil (1998) – Walter Salles

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.