Hiromi
Resenha por Carol Zappa
Talento precoce do piano, ela tinha 6 anos quando estrelou o primeiro recital. Aos 14, conquistou lugar na Orquestra Filarmônica Checa. Formada pela Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos, a menina prodígio teve como mentor o lendário pianista Ahmad Jamal, um dos favoritos de Miles Davis. Dona de estilo próprio, a japonesa Hiromi leva a formação clássica para o jazz, com momentos de virtuosismo que flertam com o rock progressivo. No palco, despeja sua energia vibrante nas teclas e domina com a mesma maestria técnica e improviso.
Atração da Série Jazz All Nights, a artista de 37 anos toca no domingo (25), no Theatro Municipal. A diva do jazz contemporâneo, que já gravou com o americano Chick Corea, mantém desde 2010 o The Trio Project, com Anthony Jackson (baixo) e Simon Phillips (bateria). Escalados para a visita ao Rio, os dois músicos tiveram de interromper a turnê em agosto por motivos de saúde. A instrumentista não perdeu a viagem: por aqui, exibe o repertório de seu último disco-solo, o intimista Place to Be.
Theatro Municipal (2 244 lugares). Praça Marechal Floriano, s/nº, Centro, ☎ 2332-9191, ↕ Cinelândia. Domingo (25), 19h. R$ 80,00 (galeria) a R$ 250,00 (plateia e balcão nobre). Bilheteria: 10h/18h (seg. a sáb.); a partir das 10h (dom.). IC.