Espaço-Tempo
Resenha por Jefferson Lessa
Em 1972, depois de quatro anos em Nova York, Rubens Gerchman (1942-2008) escreveu e dirigiu o curta Triunfo Hermético, em 35 milímetros. Concebido como um poema visual, o filme mostra esculturas de palavras em relação com os quatro elementos (terra, fogo, água e ar). Tempos depois, a partir do registro fotográfico de algumas cenas, o artista criou uma série de gravuras e a escultura Ar, que formam a Suíte Triunfo Hermético. A exposição Espaço-Tempo, na galeria Mul.ti.plo, reúne essas e outras dezesseis obras de Gerchman raramente vistas em público. Entre as treze gravuras escolhidas sobressai ainda a serigrafia Monalou, exibida pela última vez nos anos 70. Inspirada por uma personagem real, Maria de Lourdes de Oliveira, a Lou, que causou furor naquela década ao matar um ex-namorado, a obra mistura a tela A Negra, de Tarsila do Amaral, e a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. A curadoria da mostra é de Clara Gerchman, filha do artista.