Continua após publicidade

Candeia – 80 Anos

Comida & Bebida, Lazer & Cultura, Shows & Noite.

Por Da Redação
Atualizado em 16 dez 2016, 14h08 - Publicado em 5 ago 2015, 18h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Veja Rio:
    • Recomendação: 18 anos

    Ao longo de pouco mais de 100 anos de samba, dificilmente alguém assumiu com a bravura de Candeia (1935-1978) a defesa das tradições do gênero. Insatisfeito com os rumos que a Portela tomava na década de 70, o compositor escreveu um manifesto com críticas severas e propostas de mudança. Ignorado, se juntou a Nei Lopes, Wilson Moreira e Mestre Darcy do Jongo para fundar o Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo. Essa história será recontada na abertura do show em tributo ao bamba, que completaria 80 anos no dia 17. A celebração está à altura da figura. 

    Publicidade

    No palco, acompanhados por oito músicos, três parceiros do mestre foram encarregados de relembrar sua obra: Monarco, Paulinho da Viola e Martinho da Vila. Ao último cabe a missão de abrir os trabalhos com sua biográfica Em Memória de Candeia. Na sequência, os três se alternam. Paulinho empresta voz a Minhas Madrugadas, criação dele com o homenageado. Já Monarco relembra a parceria de Portela É Uma Família Reunida. O trio recebe ainda duas convidadas: Teresa Cristina, que defende Testamento de Partideiro, e Cristina Buarque, em Deixa de Zanga. No fim, todos entoam juntos Dia de Graça, enquanto um grupo de jongo se dirige para fora da lona, onde uma bandeira com o rosto de Candeia será aberta.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.