VIAGEM

Dez dicas para aproveitar sua viagem ao máximo

As blogueiras Adriana Miller, Claudia Beatriz e Clarissa Vasconcellos dão os truques para você planejar e curtir suas férias como um viajante profissional

Por: Louise Peres - Atualizado em

viagem.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
1 - Pesquise

Estude bastante antes de decidir o destino e, depois que escolher, leia bastante sobre tudo que o há para ser visto por lá. Quanto tempo é necessário? Quanto custa? Respondendo a estas perguntas você terá uma ideia do que é a viagem ideal para você.

2 - Planeje-se

"Raramente viajo de sopetão. Gosto de fazer tudo planejadinho, porque com quanto mais antecedência, melhores as opções de tarifas aéreas, por exemplo", recomenda Adriana Miller.

3 - Vá!

Não espere. Planeje-se e encontre um jeito de viajar, dentro da sua disponibilidade de tempo e orçamento. "As pessoas ficam aguardando a oportunidade incrível aparecer, se espelhando muito nos outros, e querem fazer o que as outras pessoas fizeram. E, às vezes, deixam de fazer o que elas podem", lamenta Claudia Beatriz.

4 - Use o poder da internet

Ela veio para encurtar distâncias e também para nos ajudar a conhecer o mundo com nossos próprios olhos. Abuse dela para planejar e também durante sua viagem, para se comunicar.

5 - Leve as crianças

Abra a mente para ter experiências com os seus filhos. "Não tenha medo de viajar com eles. Existem crianças em todas as cidades do mundo, e sempre vai ter algo interessante para elas fazerem", garante Claudia Beatriz.

6 - Ouça a opinião de quem já foi

Não se atenha apenas a guias de papel e aplicativos. Visite fóruns, vá a blogs, veja os reviews dos lugares onde você vai ficar. "Pode te salvar de várias roubadas", alerta Clarissa Vasconcellos.

7- Apele para os descontos

Os sites de pesquisa e comparação de voos e hotéis são ótimos para conseguir passagens e hospedagens a preços mais amigos. Pesquise as opções de transporte em cada cidade e esteja atento aos descontos que você pode conseguir comprando cartões multiuso em vez de bilhetes separados de metrô, por exemplo.

8 - Mergulhe no novo

Vá aberto para conhecer e se integrar àquela realidade. "Não é um olhar de turista, é de viajante. Tentamos ser locais, mesmo que por poucos dias", explica Clarissa.

9 - Curta!

Apesar de todo o planejamento, permita-se curtir a sua viagem. Dê espaço para o acaso, para coisas legais que você só vai descobrir quando estiver lá. Tenha suas prioridades, mas não caia na paranoia de criar planilhas com horários rígidos para cada atividade ou passeio.

10 - Registre

O que fica, além das boas lembranças, são os registros que você faz da experiência. Por isso, fotografe, filme e guarde tudo o que der vontade. São essas memórias que você vai mostrar para os amigos, a família, os filhos...

Fonte: VEJA RIO