Reclamações

TJ cria serviço para facilitar queixas contra empresas

Plataforma on-line entra em funcionamento na primeira semana de setembro

Por: Redação VEJA RIO - Atualizado em

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Serviço on-line do TJ: tentativa de agilizar resolução de problemas (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Justiça do Rio criou um sistema que permite acelerar a resolução de conflitos que envolvam relações de consumo. Chamada de Câmara Privada de Mediação On-Line, a plataforma, que começa a funcionar na primeira semana de setembro, permite que clientes insatisfeitos registrem suas reclamações num portal. Funciona da seguinte forma: a empresa é notificada, e a audiência de conciliação é feita por videoconferência, sem que seja necessário ir até o fórum.

Neste primeiro momento, o serviço vai funcionar para ações em Caxias, Santa Cruz e Barra. 

Para proceder, os  interessados têm de entrar no site www.juster.com.br e preencher um formulário com dados pessoais e a reclamação. Daí tem início uma negociação entre o autor e um representante da empresa. Se não houver acordo, um mediador entra para mediar o conflito. 

Entre os objetivos está a rápida resolução dos problemas, que nos juizados pode levar até oito meses, além de reduzir em cerca de 70% o número de processos nas varas cíveis e especiais, que recebem mais de um milhão de ações por ano relativas ao direito do consumidor.

 

 

Fonte: VEJA RIO