diversão

Confira 45 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com teatro, shows, exposições e muito mais

Por: Redação VEJA RIO

SHOWS

Thais Gulin

Thais Gulin
Thais Gulin se apresenta na Cidade das Artes (Foto: Alexandre Moreira/Divulgação)

Mais recente disco da cantora, ôÔÔôôÔôÔ abastece a apresentação. No programa entram a faixa-título, composição própria, e Cama e Mesa, de Roberto e Erasmo Carlos. Livre.

Cidade das Artes — Teatro de Câmara (450 lugares). Avenida das Américas, 5300, Barra, ☎ 3328-5300. Sábado (18), 18h. Grátis. Bilheteria: 13h/21h (ter. a sex.); a partir das 12h (sáb.).  www.cidadedasartes.org.

+ Confira mais shows na cidade

Choro na Praça

O grupo volta a animar o Domingo Alternativo do Sesc Tijuca com o melhor do choro. O homenageado, desta vez, será o compositor Ernesto Nazareth, cuja morte completou 80 anos em fevereiro passado. No repertório, clássicos como Odeon e Apanhei-te, cavaquinho, além de obras de destaque de outros grandes compositores da história do choro, como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo.

Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca. Domingo (19), 11h. Grátis.

Nos Trilhos da Música 

Formado por alunos e colaboradores da Escola de Música Villa-Lobos, o projeto, que interpreta diferentes gêneros musicais, é inspirado em uma das mais famosas composições de Heitor Villa-Lobos, o Trenzinho Caipira. Neste domingo (19), durante a estação “Chorinho”, os passageiros podem apreciar um dos gêneros mais populares da música brasileira. Homenageando Jacob do Bandolim, a Escola de Música Villa-Lobos criou o Chorinho Jacob do Bandolim. O grupo Chorando Baixinho comanda essa estação.

Biblioteca Parque Estadual, Auditório Darcy Ribeiro. Av. Presidente Vargas, 1261, Centro. Domingo (19), 13h. Os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

Rock in Rua

A banda RetroAtivos faz show no Aterro do Flamengo, na terceira edição do Rock in Rua, projeto da própria banda com a proposta de levar a boa música para lugares acessíveis, onde qualquer um pode parar e curtir o som. O trio com pegada rock-blues é residente da casa Boemia da Lapa. No repertório, sucessos como Beatles, Led Zeppelin, Queen, Rolling Stones, além de músicas autorais.

Aterro do Flamengo, ao lado do Posto 1. Domingo (19), 15h. Grátis.

TEATRO

O Último Godot

Matéi Visniec, dramaturgo romeno radicado na França, assina a tragicomédia que propõe o encontro inusitado entre o dramaturgo irlandês Samuel Beckett (Ricardo Rocha) e Godot (Phellipe Azevedo), seu misterioso personagem do clássico Esperando Godot. Direção de Maíra Kestenberg (55min). 12 anos.

Teatro Dulcina (300 lugares). Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro, ☎ 2240-4879. → Quarta (15) e quinta (16), 19h. Grátis.

Tempo_Festival

Tempo Festival
Tom Frankland e Keir Cooper na produção inglesa Don Quijote: sábado (11) e domingo (12) na Biblioteca Parque Estadual (Foto: Divulgação)

Na quinta edição, o Tempo_Festival ocupa onze endereços da cidade, além de espaços ao ar livre, com espetáculos de teatro e dança, performance, música, vídeos, instalações, artes plásticas e intervenções urbanas. A programação, que vai de sexta (10) ao dia 19, inclui produções teatrais de cinco países estrangeiros. Todas as sessões têm legendagem eletrônica em português.Cheval (60min).

+ Confira a programação completa do Tempo_Festival

+ Veja todas as peças em cartaz na cidade

DANÇA

Favela em Dança

Com mais de 14 horas de duração, o evento contará com batalhas nos estilos Break, Hip Hop e Passinho, além de apresentações de diversos grupos de dança. Entre eles: 904 krump movement, X Style Dance Company, DAS, Espaço Triartis, Núcleo 7.O, Urbanus Street Dances, Funkeados, Coretto Cia de Dança, Rio Swang, Melanina, Grupo de Kuduro (Aricelma), Paradoxo CDN, Os Descolados, Verdade Lírica e Mx Studio de Dança.

Rua Saint Roman, 149, Copacabana. Sábado (18), 9h às 23h30. Grátis.

+ Veja mais espetáculos de dança na cidade

ESPECIAL

Circuito das Artes

Ao longo de dois fins de semana, o público terá livre acesso ao ateliês localizados na região da Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico. Em sua 18ª edição, o evento contará com quarenta espaços para todos os gostos: moda, joias e acessórios, artesanato, exposições, pinturas, gravura, aquarelas, cerâmica e decoração.

Rua Lopes Quintas, Jardim Botânico. Domingo (12), sábado (18) e domingo (19), 12h/19h. Grátis. Confira a programação completa em www.circuitodasartes.com.br.

Roteiros Geográficos do Rio

Organizada em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituo de Geografia da Uerj, a caminhada pelo Centro da cidade é conduzida por professores da instituição que, durante o percurso, dão explicações históricas sobre monumentos e detalhes dos locais visitados. Clique aqui para mais informações.

Rua 1º de Março, na esquina com a Rua 7 de Setembro, em frente à antiga Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Sábado (18), 17h. Grátis.

II Rio Open de Patinação Artística no Gelo

A maior competição da modalidade no Brasil acontecerá na pista Fun on Ice, localizada no Shopping Barra Garden. Setenta patinadores divididos em dezoito categorias participam do evento.  

Shopping Barra Garden. Avenida das Américas, 3.255, Barra da Tijuca. Tel: 3388-5810. Sábado (18) e domingo (19), 9h às 14h.

Arte Urbana no Terraço

Desde 2013 no calendário oficial da programação do Imperator, a proposta do evento é promover o encontro de artistas, produtores e grupos culturais para trocar ideias, exibir seus trabalhos e, claro, levar informação, cultura e entretenimento gratuito de qualidade para todos, de forma democrática. Entre as atrações, batalhas de rima e apresentações de rappers.

Imperator. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. Tel: 2597-3897. Domingo (19), 18h. Distribuição de senhas a partir das 17h.

Mini Festival do bem™

Mini Festival do bem
Mini Festival do bem (Foto: Divulgação)

Com um mix de arte, música, gastronomia e, degustação de sucos do bem™ , a ideia do projeto é oferecer atividades que estão ligadas à qualidade de vida e ao life style descontraído e saudável do carioca. Entre os destaques da programação está a exposição da fotógrafa carioca Ju Martins, que apresenta um trabalho que retrata a prática de esportes, o movimento e o prazer de curtir a vida ao ar livre, com muito sol e belas paisagens, tudo com a cara do Rio de Janeiro.  O evento ainda traz apresentações musicais para animar os convidados, exposição de joias, artes plásticas, móveis e projetos arquitetônicos, além de atividades para a família toda curtir.  

Botanic Hostel, Rua Jardim Botânico, 448. Sábado (18) e domingo (19), 12h às 19h.

Jazz, Arte e Gastronomia

Com boa música, exposição, venda de antiguidades e pratos apetitosos, o Polo Novo Rio Antigo promove a mostra no Quarteirão Cultural da Rua do Lavradio. Às 14h, tem show ao vivo com a banda Bombartrio, trio de jazz dançante tradicional, inspirado no estilo dixieland, que surgiu em Nova Orleans na década de 1920.

Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde de Rio Branco, Lapa. Tel: 2224-6693. Sábado (18), 10h às 18h.

Caminhada Rosa 

A Associação Medica da Barra, Recreio e Adjacências (Amebarra), em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Rio (SBMRio) e a Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (SGORJ) realizam neste domingo (19), a Caminhada Rosa, na Praia da Barra, para marcar o Dia Internacional contra o Câncer de Mama. O evento faz parte das ações das entidades médicas para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer. Na ocasião, serão distribuídas aos participantes camisetas personalizadas de apoio à campanha.

Praia da Barra – Posto 5 (em frente ao Bondinho da Barra). Domingo (19), 9h.

SESI Atitude Saudável

O projeto desembarca no Parque de Madureira com diversas atividades gratuitas de lazer e de prevenção à saúde para crianças e adultos. Das 9h às 15h, vai ter aula de receitas para aproveitamento total de alimentos, recreadores que vão resgatar brincadeiras de rua como queimado e pique-bandeira. Nutricionistas também vão demonstrar, de forma lúdica, as consequências da má alimentação. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, com informações que levem a uma vida saudável, com hábitos conscientes.

Parque Madureira. Sábado (18), 9h às 15h.

Reinauguração do Bowl Riosul

O Shopping Riosul realiza um evento para marcar a reinauguração de um dos bowls de skate mais tradicionais da cidade, que vai reunir os principais nomes do skate brasileiro da atualidade. O encontro vai contar também com apresentação de DJ e MC. Entre os convidados, estão os skatistas Pedro Barros, Felipe Foguinho, Vinicius Kakinho eNilo Peçanha, que irão andar na pista por duas horas, desafiando uns aos outros para realizarem as manobras mais difíceis em um free-session. Os skatistas convidarão quatro praticantes de skate para um pouco de diversão e manobras na pista, e, além disso, os atletas ainda participarão de uma sessão de fotos e autógrafos com os fãs. Ao final do evento, a pista será liberada para que o público de todas as idades possa andar e se divertir no local.

Praça Juliano Moreira, Botafogo (em frente ao Riosul). Sábado (18), 13h às 16h30.

+ Confira mais passeios na cidade

CRIANÇAS

Playmobil

Playmobil
Os bonecos cabeçudos e de cabelo engraçado ganhavam vida em cenários como postos de gasolina, navios pirata, naves espaciais e o que mais a imaginação permitisse. (Foto: Redação Veja rio)

Criação do alemão Hans Beck, os bonequinhos com 7,5 centímetros de altura foram uma saída da indústria de brinquedos para economizar plástico na crise do petróleo de 1973. Sucesso há mais de quatro décadas, modelos variados de Playmobil integram duas mostras no Museu Histórico Nacional. Em Com a Palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil, que abre as portas na terça (14), eles aparecem fantasiados de personagens da história do Brasil, a exemplo de dom Pedro I e sua esposa, a imperatriz austríaca Leopoldina. A partir de sexta (17), e até o dia 23, completa-se a visita com a exposição 40 Anos Playmobil — O Sorriso Mais Famoso de Todos os Tempos, um panorama da evolução do brinquedo ao longo dos anos.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 3299-0360. Ter. a sex., 10h/17h30; sáb. e dom., 14h/18h. R$ 8,00 (aos domingos a entrada é gratuita). Até 1º de março de 2015.

Festa das Crianças em Ramos

O Parque de Ramos, onde fica o famoso piscinão, sedia um evento em comemoração ao Mês das Crianças. As atividades acontecem no campo sintético e são gratuitas. Brinquedos infláveis estarão disponíveis para a criançada entre 5 e 14 anos de idade. Haverá também sorteio de brindes e lanche (também gratuito) com pipoca e milho verde. 

Parque de Ramos. Avenida Guanabara, s/nº, Ramos.​ Sábado (18), 8h às 18h.

Bonecos no Parque

A Arte Surpresa, empresa que elabora brinquedos de cunho educativo, vai promover uma oficina gratuita no festival Bonecos no Parque. O evento começacom a apresentação da companhia Papa Vento Teatro de Bonecos, seguida pela oficina, que ensinará os pequenos a montar dos seus próprios brinquedos.

Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck. Parque do Flamengo, altura do nº 300 da Praia do Flamengo. Sábado (18) e domingo (19), 11h.

Angry Birds

Um labirinto com escorrega que cai em uma piscina de bolinhas como principal atração do parque, e os participantes poderão também se divertir em um jogo de boliche, onde as bolas serão os próprios personagens Angry Birds. Além disso, há cama elástica, gira-gira, cineminha e um espaço para fotos utilizando um estilingue para reproduzir o lançamento dos pássaros. A visitação ao espaço e acesso aos brinquedos são gratuitos.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo e feriados, 15h às 21h. Até 26 de outubro.

Sítio do Pica-pau Amarelo

Com cenários temáticos dos personagens Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Pedrinho, Emília e Visconde de Sabugosa, os pequenos vão aprender histórias e curiosidades sobre a famosa obra de Monteiro Lobato e participar de brincadeiras que estimulam a criatividade, a memória e a leitura. Para crianças de 3 a 12 anos.

Shopping Metropolitano Barra. Avenida Abelardo Bueno, 1.300, Barra da Tijuca. Diariamente, das 14h às 20h (a última turma começa às 19h30). Distribuição de senhas no local. As senhas são limitadas e válidas para o mesmo dia. Até 19 de outubro.

Vila dos Smurfs

Os pequenos poderão se divertir com brincadeiras e oficinas, como a Pintura de Desenho na Casa da Smurfette, Criação de Poção Mágica com o Papai Smurf e muito mais.  O circuito contará ainda com o Espaço do Smurf Construtor, a Horta do Smurf Agricultor e o Playground do Smurf Robusto, com atividades que vão desde montar engenhocas de madeira e plantar flores em um espaço de encaixe de peças geométricas, até se divertir em um brinquedão praticando exercícios físicos. Para crianças de 4 a 12 anos.

Américas Shopping. Avenida das Américas, 15.500, Recreio (esq. com Benvindo de Novaes). Tel: 2442-9900. Domingo a sexta, 12h às 20h; sábados, das 10h às 22h. Até 19 de outubro.

Reino

A criançada poderá se divertir em um Castelo, localizado no Pátio NorteShopping. A área é um espaço interativo e lúdico no formato de um reino. Há um tobogã, casa de espelho, labirinto e túnel secreto para o público infantil aproveitar uma das datas mais esperadas do ano pelos pequeninos.

NorteShopping. Avenida Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Tel: 2178-4444. Até 3 de novembro.

Chapeuzinho Vermelho

Na história dos Irmãos Grimm, Chapeuzinho é uma menina inocente, muito teimosa, que sempre faz o que seu coração manda. Quando sua avó fica doente, ela prontamente resolve visitá-la, mas escolhe o caminho mais curto, ao invés do indicado por sua mãe. Neste percurso, ela encontra um lobo faminto que faz tudo para pegar a cesta de doces que ela leva para sua avó.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. Tel: 2418-9400. Domingo (18), 17h.

✪✪✪✪ Sambinha

Sambinha: apanhado de dezesseis canções pontuam o musical
Sambinha: apanhado de dezesseis canções pontuam o musical (Foto: Débora Garcia)

Também responsável pela coreografia, o bailarino Édio Nunes vive o persona­gem-título do adorável musical. Morador do subúrbio, ele sonha ter seu espaço na cena musical carioca. Do outro lado da cidade está a conectada Maria Luiza (Ana Velloso, também autora). Um ótimo apanhado de dezesseis sambas pontua a história — Pelo Telefone (Donga) e Alvorada (Cartola), entre outros temas, são executados ao vivo pelos atores e por uma banda. Direção de Sergio Módena (50min). Rec. a partir de 5 anos. 

Espaço Cultural Eletrobras Furnas — Auditório (192 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-5166. Sábado e domingo, 18h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 14h. Até domingo (19).

Brincadeiras no shopping

O Shopping Grande Rio promove atividades para os pequenos. Na sexta (17), haverá Oficina de Colagem. No sábado (18), a peça Encontro com Ursinho Pooh e no domingo, (19), Branca de Neve em: A magia das histórias. A programação faz parte da Feira Cultural do Livro, que acontece até 9 de novembro.

Shopping Grande Rio. Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti. Tel: 2430-5111. Sexta (17),18h; sábado (18) e domingo (19), 16h.

A Ilha Misteriosa

A bordo de um balão desgovernado, o senhor Ciro, seu fiel assistente Nabucodonosor e Pencrof estão prestes a viver uma grande aventura. Depois de uma forte tempestade, eles foram tragados pra dentro de um furacão e acabaram caindo em uma ilha cheia de mistérios. Lá vivem seres nativos e escorpiões gigantes. Os três companheiros precisarão sair antes que um antigo vulcão entre em erupção.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. Tel: 2430-5130. Domingo (19), 17h.

Clubinho Downtown

Nesse sábado (18), as crianças poderão se divertir com massa mágica, pintura com giz de cera, música com instrumentos musicais, contação de histórias, estátua, brincadeira vivo – morto – torto. No domingo (19), é a vez de brincarem de paraquedas maluco, A Rosa Juvenil, pula pipoca, circuito com bambolês e roupa no varal. 

Shopping Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra, ☎ 2494-7072. Sábado (18) e domingo (19), 15h às 18h. Grátis.

Arca de Noé

A Saraiva Mega Store relembra as cantigas da Arca de Noé, do grande compositor Vinícius de Moraes. Os pequenos poderão acompanhar as aventuras de diversos bichos, como o leão, o porquinho e a galinha.

NorteShopping. Av. Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi. Tel: 2597-9881. Sábado (18), 16h.

Shopping Tijuca. Av. Maracanã, 987, Tijuca. Tel: 3872-3477/3872-3578. Sábado (18), 16h.

+ Veja mais atrações infantis na cidade

+ Dez casas que preparam menus infantis

EXPOSIÇÕES

Cruz-Diez: um Olhar sobre a Cor

cruz-diez
Induction Chromatique: uma das quinze obras na Galeria de Arte Ipanema (Foto: Reprodução)

Realizada em Paris, em 1955, a coletiva Le Mouvement é considerada um marco da arte cinética. Carlos Cruz-Diez havia feito sua primeira individual fazia oito anos (exibiu guaches) quando visitou a mostra e deu novo rumo à própria carreira. Aos 91 anos e o maior representante vivo da corrente encabeçada por nomes como o seu conterrâneo Jesús Soto (1923-2005) — um dos participantes da histórica exposição parisiense —, o artista venezuelano tem quinze trabalhos expostos na Galeria de Arte Ipanema. No acervo, a série Physichromie parece tecer um eterno jogo de “agora você vê, agora não vê mais”. A intensa variação de cores depende da perspectiva do olhar e da luz ambiente. Desenhos geométricos com profundidade também saltam aos olhos ou se escondem conforme o visitante se desloca diante da obra. Esse jogo de ilusão, surgido como um desafio solene à condição estática da pintura, prossegue de forma lúdica na visita, em criações como Induction Chromatique, da série Fedix 3, ou a imponente Transchromie: com mais de 2 metros de altura, a estrutura sustentada por alumínio tem numerosas varetas de acrílico laranja, verdes e azuis que parecem trocar de cor a todo momento. 

Galeria de Arte Ipanema. Rua Aníbal de Mendonça, 173, Ipanema, ☎ 2512-8832. Segunda a sexta, 10h às 9h; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até dia 25.

Adriano de Aquino

Individual do artista, traz dez pinturas inéditas, resultado de pesquisas feitas desde 2007, com experiências sobre aço, alumínio e acrílico. 

Mercedes Viegas Arte Contemporânea. Rua João Borges, 86, Gávea, ☎ 2294-4395. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, 16h às 20h. Até 7 de novembro. Grátis. Estreia prometida para quinta (16).

Geraldo de Barros

Fotógrafo, pintor e designer, o artista é celebrado na mostra Geraldo de Barros e a Fotografia, dividida em três núcleos. O primeiro deles apresenta a série fotográfica Fotoformas, produzida entre 1940 e 1950, com fotos realizadas a partir de negativos pintados e riscados com instrumentos de gravura. O segundo núcleo inclui criações dos anos 1960 e 1970, período no qual se aproximou da pop art. À última seção coube a série Sobras, realizada nos anos finais de vida de Barros (1923-1998), debilitado por problemas de saúde.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400/ 3206-2500. Terça a domingo, 11h às 20h. Até 22 de fevereiro de 2015. Grátis. Estreia prometida para sábado (18).

Tomie Ohtake

A caminho dos 101 anos, que completa em 21 de novembro, a artista plástica nascida no Japão, mas radicada no Brasil desde a década de 30, exibe cinco grandes telas inéditas, nas quais explora a monocromia, texturas e relevos. 

Galeria Nara Roesler. Rua Redentor, 241, Ipanema, ☎ 3591-0052. → Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Grátis. Até 7 de setembro. Até 22 de novembro. Estreia prometida para quarta (15).

Ricardo Basbaum

Paulistano radicado no Rio, o artista apresenta esculturas, desenhos, obras sonoras e vídeos na individual nbp-etc: escolher linhas de repetição.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até quinta (16).

Adriana Varejão 

Imagens barrocas (capturadas da Ordem Terceira de São Francisco, no Rio, da Igreja de São Francisco, em Salvador, da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e da Sé de Mariana) aparecem em Transbarroco, a primeira videoinstalação da artista.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ↕ Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até dia 26.

✪✪✪ Marcelo Tinoco

Na individual Histórias Naturais, o fotógrafo paulistano expõe doze obras em grande formato. Primeiro, ele fotografa a natureza, animais, pessoas e cidades. Depois, separa e arquiva as fotos. Por fim, por meio de um processo de montagem digital, constrói cenários fantasiosos que se assemelham a telas pintadas.

Caixa Cultural — Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até domingo (19).

Pela Lente do Amor: A MPB em fotos de Cristina Granato e Mario Luiz Thompson

Gal Costa e Caetano Veloso
Gal Costa e Caetano Veloso (Foto: Mario Luiz Thompson)

A mostra, que ocupa o segundo andar do Imperator, reúne os acervos de dois fotógrafos consagrados pelo registro da memória da música popular brasileira. O público poderá acompanhar mais de 40 anos da história da música através de imagens raras dos artistas no palco, nos camarins, estúdios de gravação e em momentos de intimidade.

Imperator. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. Segunda a sexta, 13h às 22h; sábados e domingos, 10h às 22h. Grátis. Tel: 2597-3897.

Amador Perez

Na mostra Memorabilia — Amador Perez — 40 Anos, 115 obras buscam oferecer um rico panorama da produção do artista carioca. Em seus trabalhos, Perez alterna traço original e erudição, ao evocar referências culturais variadas. No acervo, explora a imagem do bailarino russo Nijinski em dois livros de artista. Gioventù, pintura de Eliseu Visconti, dá nome, inspira e desdo­bra-se em 63 desenhos a grafite e lápis de cor. Memorabilia, o terceiro núcleo da individual, traz vinte criações inéditas, com desenhos em grafite e objetos reunidos em telas.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. www.correios.com.br. Até 7 de dezembro.

As Mulheres de Ziraldo 

A mostra, que fica em cartaz até o dia 29 de novembro, reúne dezesseis desenhos do cartunista, com aproximadamente dois metros de altura cada. Inspiradas em imagens famosas, as telas gigantes pintadas em acrílico levaram quase seis anos para serem concluídas e integrarem a coleção.

Galeria Scenarium. Rua do Lavradio, 15, Lapa. Terça a sábado, das 13h às 19h. Tel: 3147-9017. Grátis.

Brecheret — Mulheres de Corpo e Alma

Italiano naturalizado brasileiro, Victor Brecheret (1894-1955) é considerado um dos maiores escultores do país. No ano em que o artista comemoraria 120 anos, a exposição Brecheret — Mulheres de Corpo e Alma reúne 37 esculturas e 107 desenhos que representam várias de suas fases e tendências. A seleção de trabalhos, realizados por Brecheret entre 1920 e 1955, é toda dedicada ao universo feminino. 

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580, ↕ Carioca. Terça a domingo, 12h às 19h. Até 7 de dezembro. Grátis.

Dias & Riedweg

Imagens tiradas na internet, projetadas sobre as faces (de 5,5 metros) de um cubo gigante, trazem acontecimentos e personagens sur­gidos em tempos de Guerra Fria, desde 1944. No entorno da estrutura, marionetes de protagonistas desse período de polaridade política mundial ocupam, cada uma, um velho baú: títeres de Che Guevara, Mao Tsé-tung, John F. Kennedy e Nikita Kruschev aparecem ao lado de vídeos em que fazem discursos históricos, mas editados em ordem absurda. Essa é uma descrição da instalação Cold Stories, atração da mostra Histórias Frias e Chapa Quente. A exposição da dupla Dias & Riedweg foi organizada por Andreas Broegger, curador do centro de arte contemporânea Nikolaj Kunsthal, em Copenhague. Juntos desde 1993, o carioca Mauricio Dias e o suíço Walter Riedweg apresentam outras cinco obras.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. www.fcfb.rj.gov.br. Até 30 de novembro.

Lápis Lazuli

A artista Rosana Ricalde preparou trabalhos inéditos, pinturas, desenhos e objetos. Obras que são fruto de uma pesquisa a respeito da vasta cultura oriental, especialmente os clássicos da literatura Persa como ‘As Mil e Uma Noites’, ‘O Jardim das Rosas’, ‘Layla e Majnun’ e a tradução para o português ‘Poemas Suspensos’.

Sérgio Gonçalves Galeria. Rua do Rosário, 38, Centro. Tel: 2263-7353. Terça a sexta, 11h às 19h; sábados, 11h às 18h. Até 25 de outubro.

Miquel Barceló

Artista vivo mais valorizado de seu país, o espanhol Barceló, 57 anos, assina cerâmicas, pinturas e esculturas, além de obras faraônicas: sua extravagante criação para o teto do salão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, na Suíça, consumiu nove meses de trabalho e 35 toneladas de tinta. Em Botafogo, o artista exibe vinte trabalhos, entre pinturas e esculturas, dois filmes dedicados a seu processo criativo (um deles sobre o tour de force na ONU) e um gabinete cenográfico com objetos pessoais. Destaque para Elefandret, a escultura de um paquiderme com 2 toneladas de bronze, equilibrado sobre a própria tromba.

Pinakotheke Cultural. Rua São Clemente, 300, Botafogo, ☎ 2537-7566. Segunda a sexta, 10h às 18h; sábado, 10h às 16h. Grátis. Estacionamento gratuito. Até 9 de novembro.

Ocupação Zuzu

A estilista Zuzu Angel tem sua trajetória recontada nos mais de 400 itens que integram a mostra. Há vestidos, cro­quis, documentos, objetos, fotos e cartas. Na correspondência, chamam atenção as mensagens endereçadas por Zuzu na busca pelo filho Stuart, preso e assassinado pela ditadura militar brasileira.Paço Imperial.

Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. → Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro.

Ouro – Um Fio que Costura a Arte do Brasil

Neste domingo (12), os 25 anos de atividade do CCBB carioca serão celebrados com a inauguração de uma coletiva. Curiosamente, a mostra é fruto de uma inédita parceria da instituição com a joalheria H. Stern, que aproveita o embalo para comemorar seus setenta anos de existência. Um nome com jeito de slogan batiza Ouro — Um Fio que Costura a Arte do Brasil, exposição que, mar­keting à parte, exibe acervo respeitável. Sob curadoria de Marcello Dantas, a seleção de obras ocupa a rotunda e onze salas do 1º andar do prédio. São instalações, desenhos, objetos, esculturas, fotos, pinturas e joias criados por trinta artistas. Entre as cinquenta peças há trabalhos inéditos, como a chuva de 50 000 folhas de ouro, suspensas no ar como em um redemoinho, na instalação de Laura Vinci. Paloma Bosquê recorre ao metal dourado para ofuscar quem adentrar um dos cofres do 1º piso. Também marcam presença nomes consagrados, a exemplo de Anna Bella Geiger, com seus conhecidos estudos sobre mapas, Cildo Meireles, que trabalha com ripas de madeira fixadas por pregos de ouro, e Antonio Dias, autor de reluzentes pinturas recortadas. Joias, mesmo, inspiradas na trajetória de gente como o arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Roberto Burle Marx, são outras atrações prometidas.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 5 de janeiro de 2015. A partir deste domingo (12).

+ Veja mais exposições em cartaz na cidade

Fonte: VEJA RIO