BLOCOS

21 de fevereiro

- Atualizado em

9h A Rocha

Nascido na Vila dos Diretórios da PUC-Rio, o bloco A Rocha comemora dez anos. Começou assim: alunos da universidade, em sua maioria do curso de geografia, carentes de samba de raiz, resolveram se juntar para fazer um som. Aos poucos, gente da comunicação e da psicologia se achegou também. Resultado: uma agremiação cheia de jovens, com grande contingene da Gávea. Sua bateria, de quarenta integrantes, durante o resto do ano movimenta as feijoadas da Casa Rosa, em Laranjeiras.

CONCENTRAÇÃO 9h, na Praça Santos Dumont, Gávea. COMO CHEGAR 170, 511, 574 e 592, entre outros. PERCURSO Sai pela Rua Marquês de São Vicente, indo em direção ao Planetário. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 5?000. REPERTÓRIO Sambas-enredo. MAIS INFORMAÇÕES blocoarochadagavea@gmail.com.

10h Carmelitas

Esta agremiação nasceu da convivência entre duas paixões cariocas: o futebol e o samba. Num certo dia de 1990, amigos peladeiros, depois de um bom chope, claro, resolveram fundar um bloco, e bolaram uma lenda: haveria uma freira que, doida por Carnaval, pulava os muros de um dos conventos de Santa para se juntar à folia. Pronto: o nome era este, Bloco das Carmelitas. O bacana é que muitos homens entram na onda, fantasiando-se de irmã.

CONCENTRAÇÃO 10h, no Largo dos Guimarães, Santa Teresa. COMO CHEGAR 206 e 214. PERCURSO Sai do Largo dos Guimarães em direção ao Largo do Curvelo. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 6?000. REPERTÓRIO Sambas do próprio bloco. MAIS INFORMAÇÕES www.sebastiana.org.br. Confira também o desfile do dia 17.

11h Bagunça Meu Coreto

21-terca-1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A Praça São Salvador, na divisa entre Flamengo e Laranjeiras, costuma a cada fim de semana reunir famílias inteiras, que entre as árvores curtem o Bagunça Meu Coreto. Cerca de quarenta ritmistas ? em sua maioria mulheres ? se posicionam em frente a um pequeno palco, quase sempre enfeitado com estandartes. O bloco foi idealizado em 2005 pela advogada Alêusis Santos Cordeiro, com o ritmo comandado pelo mestre Faísca, da escola de samba Império Serrano.

CONCENTRAÇÃO 11h, na Praça São Salvador, Laranjeiras. COMO CHEGAR metro Flamengo (a 800 metros). 422, 659, 570 e 2011, entre outros. PERCURSO Pega a Rua São Salvador, depois a Rua Paissandu, passando também pela Rua Senador Correia e voltando à pracinha. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 1?000. REPERTÓRIO Marchinhas e sambas clássicos. MAIS INFORMAÇÕES aleusis@domain.com.br.

16h Meu Bem,Volto Já

21-terca-2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A velha história do ?vou ali comprar um cigarro? foi o mote para que os fundadores deste bloco assim o batizassem: Meu Bem, Volto Já. Em 1995 nasceu a agremiação, fundada por amigos do Leme que não gostavam do fato de a região nunca ter tido um bloco de peso. Com o argentino Jorgito Sápia e José Armando (o tal marido que saiu e já voltaria) à frente, além do apoio do bar Bip Bip (da vizinha Copacabana), o Meu Bem tem grandes pretensões neste ano: reunir pelo menos 30?000 foliões pelas ruas desse que é um dos bairros mais apertados do Rio de Janeiro.

CONCENTRAÇÃO 16h, na Avenida Princesa Isabel, esquina com a Rua Barata Ribeiro, Leme. COMO CHEGAR metro Arcoverde (a 700 metros). 123, 404, 456 e 750, entre outros. PERCURSO Sai da Avenida Princesa Isabel e entra na Avenida Atlântica, seguindo até a Praça Almirante Júlio de Noronha, no canto do Leme. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 30?000. REPERTÓRIO Sambas do próprio bloco. MAIS INFORMAÇÕES www.sebastiana.com.br.

18h Banda de Ipanema

O primeiro desfile da Banda de Ipanema foi em 1965, época em que quase tudo era proibido - menos futebol e carnaval, claro. Entre os fundadores estão Jaguar e Albino Pinheiro. Atrai todo tipo de público e faz parte de suas tradições tocar Carinhoso, de Pixinguinha, sempre que passa na Praça Nossa Senhora da Paz. Os foliões mais alegres do Rio homenageiam neste ano o bloco coirmão Cacique de Ramos.

CONCENTRAÇÃO 16h, na Praça General Osório, Ipanema. COMO CHEGAR a General Osório. 132, 433, 512 e 1133, entre outros. PERCURSO Sai pela Rua Gomes Carneiro, seguindo pela Avenida Vieira Souto em direção ao Leblon, depois entra na Rua Joana Angélica e retorna à Rua Visconde de Pirajá, de volta à Praça General Osório. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 80?000. REPERTÓRIO Sambas-enredo, marchinhas, choros, frevos e clássicos da MPB. MAIS INFORMAÇÕES clcpinheiro@uol.com.br. Confira também os desfiles dos dias 4 e 18.

18h Cacique de Ramos

O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos - sim, esse bloco é tão importante que seu nome se parece até com o das escolas de samba - nunca deixou de se apresentar no Carnaval desde sua fundação, em 1961. Tombado como patrimônio cultural da cidade, em 2012 será enredo da Mangueira (por isso não vai sair na segunda, mas os desfiles de domingo e terça estão mantidos). Tem entre seus fãs Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Arlindo Cruz.

CONCENTRAÇÃO 18h, em frente à Igreja da Candelária, na esquina das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, Centro. COMO CHEGAR a Uruguaiana (a 300 metros). 232, 277, 300 e 415, entre outros. PERCURSO Pega a Avenida Rio Branco na direção da Cinelândia. EXPECTATIVA DE PÚBLICO 40?000. REPERTÓRIO Sambas do próprio bloco, de cantores como Arlindo Cruz e Beth Carvalho e de grupos como Fundo de Quintal. MAIS INFORMAÇÕES ☎ 3553-7701 e www.caciquederamos.com.br. Confira também os desfiles do dia 19.

Fonte: VEJA RIO