SHTIM SHILIM

Conto africano anima a criançada no Centro

Entre dança, cantos e execução de instrumentos curiosos, Os Tapetes Contadores de Histórias narra a trajetória do herói do título

Por: Lais Botelho

Shtim Shlim —O Sonho de um Aprendiz
Edison Mego: encantadora atuação na Caixa Cultural (Foto: Renato Mangolin/Divulgação)

O formato, distante do tradicional palco italiano, já instiga a plateia. Sentadas em um semicírculo, diante de uma imponente árvore de pano com 4 metros de altura, as crianças não demoram a se encantar com a atuação de Cadu Cinelli, Edison Mego, Rosana Reátegui e Warley Goulart. Nesta nova montagem do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, entre dança, cantos e execução de instrumentos curiosos, como o peruano cajita, o quarteto narra a trajetória do herói do título, inspirada em um conto de povos nômades da África. Conforme o protagonista (interpretado por todos os atores) caminha ao encontro de um feiticeiro, que se revela seu maior inimigo ao longo da trama, o público o acompanha por diversos ambientes. Nas mãos hábeis do elenco, materializam-se em cena uma cama de gato, um cão da raça galgo de 2 metros e um rio cenográfico, entre outras surpresas. Apesar de extensa, e recheada de dinâmicas trocas de papéis, a peça prende a atenção do início ao fim. Curiosidade: a diretora convidada Inno Sorsy, africana radicada em Londres, é professora, dramaturga e atriz de prestígio internacional (90min). Rec. a partir de 6 anos.

Caixa Cultural — Galeria 3 (40 lugares). Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, ↕ Carioca. Peça: sábado e domingo, 16h. Instalação:  terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 15h (peça). Até domingo (1º).

Em exposição: cenários e objetos são parte de uma instalação interativa, aberta à visitação de terça a domingo

Fonte: VEJA RIO