COMIDINHAS

Roteiro de dar água na boca

Sorvetes cremosos como os italianos, lanchonetes de decoração moderninha que transportam os frequentadores para o clima de cidades como Nova York, croissants quase parisienses de tão amanteigados e um pão de queijo de fazer inveja aos mineiros. Se você procura uma baixa gastronomia cosmopolita, seu lugar é aqui. São Paulo representa um desafio permanente a quem se preocupa com o ponteiro da balança. Em troca disso, oferece boa dose de compensação às pessoas que, de tempos em tempos, resolvem com

Por: Helena Galante - Atualizado em

comidinhas-butchers.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

BACIO DI LATTE

A casa oferece sorvetes que seguem à risca a receita dos italianos supercremosos. Preparada com leite integral fresco, creme de leite e açúcar orgânico, a opção gianduia crocante leva chocolate belga e avelãs trazidas da região do Piemonte. O pistache de Bronte, cidade da Sicília, dá origem a uma das melhores versões. Maracujá, figo e sorbet de chocolate amargo também estão entre as boas pedidas das cubas. Quer uma sobremesa mais elaborada? Peça o café da casa, uma taça de sorvete de leite servida ao lado de uma jarrinha de calda de chocolate quente, um expresso Illy e creme chantili disposto numa graciosa bandeja de cerâmica em miniatura.

Rua Oscar Freire, 136, Jardim Paulista, ☎?3662-2573(28 lugares). 12h/22h (qui. a sáb. até 23h). Cc: todos. Cd: todos. → ↔ www.baciodilatte.com.br. Aberto em 2011.

BUTCHER?S MARKET

Além do amplo balcão e da iluminação suave, compõem o clima de bar descolado da lanchonete alguns facões pendurados no teto e uma parede repleta de desenhos de corte de carne. Elaborado por Jae Kim, chef residente em Nova York, o cardápio agrada do começo ao fim. Para iniciar, peça o pork bun, minissanduíches de carne de porco, pepino agridoce e molho à base de feijão no pão chinês preparado no vapor. Depois, encare o hambúrguer da casa, com 180 gramas, sobreposto por agrião, mussarela, bacon defumado perfeitamente crocante, tomate e molho barbecue. Entre os detalhes que fazem a diferença no prato está o pão macio tostado na manteiga. De sobremesa, peça o saboroso milk-shake de baunilha arrematado por um marshmallow aquecido no maçarico.

Rua Bandeira Paulista, 164, Itaim Bibi, ☎ 2367-1043/1048 (54 lugares). 12h/15h e 19h/0h (sáb. sem intervalo; fecha dom.). Cc: todos. Cd: todos. Estac. c/manobr. (R$ 18,00). → ↔ www.butchersmarket.com.br. Aberto em 2011.

COFFEE LAB

A cafeteria da barista Isabela Raposeiras tem uma legião de fãs de seus ?rituais?, como são chamados os diversos modos de preparo dos grãos de café torrados lá mesmo. Vestidos com macacão cinza, todos os atendentes são baristas. Para experimentar um método de extração diferente, peça o aeropress, um café coado sob pressão. A água filtrada é cortesia. Igualmente atraente, o cardápio de petiscos inclui biscoito de polvilho trazido à mesa acompanhado de um pequeno pote de cream cheese temperado com flor de sal. Não deixe de provar a xícara repleta de bolinhas de sagu cozidas em café e finalizada por creme de baunilha orgânica.

Rua Fradique Coutinho, 1340, Vila Madalena, ☎ 3375-7400 (35 lugares). 10h/19h (sáb. 11h/20h; fecha dom.). Cc: todos. Cd: todos. ? ↔ www.coffeelab.com.br. Aberto em 2009.

FLAVIO FEDERICO DOLCI

Chef confeiteiro de primeiro escalão, Flavio Federico apresenta suas receitas num salão classudo. A vitrine exibe ótimos cannoli, os canudos de massa frita recheados típicos da Sicília. Quase uma obsessão de Federico - nas horas vagas, ele toca bateria numa banda apelidada de Los Cannoli -, o doce tradicional aparece cheio de creme de ricota acrescido de frutas cristalizadas. As demais versões levam limão-siciliano e chocolate puro ou chocolate perfumado por laranja. Outra especialidade é a linha de coloridos macarons, espécie de biscoitos feitos de dois discos de farinha de amêndo a unidos por uma fina camada de creme ou geleia. Entre os sabores, caipirinha, framboesa em água de rosas, maçã temperada com canela e cupuaçu mais rapadura.

Alameda dos Arapanés, 540, Moema, ☎ 5051-5277 (24 lugares). 11h/20h. Cc: todos. Cd: todos. Estac. Aberto em 2007.

LÁ DA VENDA

Ao entrar no endereço da chef Heloisa Bacellar, fica difícil não se sentir transportado para um armazém de cidadezinha do interior. O salão de pé-direito alto pintado de branco e roxo tem de tudo um pouco: toalhas rendadas, panelas, aventais, brinquedos... Mas nenhum desses atrativos é páreo para os quitutes preparados na cozinha ao fundo da casa. O pão de queijo leva na receita o ótimo queijo curado da Serra da Canastra (MG). Aromático e mais massudinho que os seus concorrentes, faz casamento perfeito com uma xícara de expresso Illy. Outro salgado recomendado chama-se empadão goiano, uma torta de frango, palmito, queijo, linguiça e ovo. De jeitão caseiro, os doces da vitrine são atrações à parte, caso do pudim de tapioca e coco com baba de moça. Rua Harmonia, 161, Vila Madalena, ☎ 3037-7702 (56 lugares). 11h/21h (sáb. a partir das 10h; dom. 10h/17h30; fecha seg.). Restaurante: 12h/15h30 (sáb. e dom. 12h30/17h30; fecha seg.). Cc: todos. Cd: todos. ↔ www.ladavenda.com.br. Aberto em 2009.

MARCELINO PAN Y VINO

Diminuto, o salão divide-se em uma área interna decorada com espelhos, a cozinha aparente e uma agradável varanda, à noite iluminada por velas. Dali, sente-se o marcante aroma de lenha queimando no forno. O cardápio variado inclui saladas, tortas, omeletes, petiscos e alguns pratos. Foram os sanduíches, porém, que fizeram a fama da casa, alçada à seleta lista de melhores da cidade. Experimente o cachorrão, hot-dog de salsicha alemã envolta em bacon mais cheddar no pão de fermentação natural. Um clássico, o lanche de pernil temperado com cebola e pimentões vermelho e amarelo na baguete leva queijo emmental e tem seu sabor acentuado por algumas gotinhas do molho de pimentas dedo-de-moça e biquinho.

Rua Girassol, 451, Vila Madalena, ☎ 3034-0461 (60 lugares). 12h/0h (sáb. a partir das 13h; dom. 13h/23h; fecha seg.). Cc: D, M e V. Cd: todos. ? ↔ Aberto em 2011.

MARIE-MADELEINE BOUTIQUE GOURMET

Tem salão precedido por uma varanda e perfil de boulangerie, com cardápio criado pelo padeiro francês Jean-Louis Clément. No dia a dia, a proprietária e também chef, formada pela Universidade Anhembi Morumbi, Izabel Pereira da Silva supervisiona

as fornadas para garantir produtos sempre fresquinhos. Perfeitamente amanteigado, o croissant simples é a melhor pedida. Ele se desmancha na boca a cada mordida e, acredite, não precisa de geleia, requeijão nem manteiga de acompanhamento. Também é oferecido na versão recheada e salpicada de amêndoa. Outras boas opções são os folhados de queijo branco e peito de peru e de azeitona preta. Como há poucas mesas, a maioria dos clientes leva os produtos para casa. Mas, se não resistir ao perfume do pão de queijo recém-saído do forno, devore-o lá mesmo ao lado de uma xícara de café Nespresso.

Rua Afonso Brás, 511, Vila Nova Conceição, ☎ 2387-0019 (30 lugares). 8h/20h (dom. até 16h; fecha seg.). Cc: todos. Cd: todos. Estac. c/manobr. (grátis a primeira hora). → www.marie-madeleine.com.br. Aberto em 2010.

P.J. CLARKE?S

O principal lanche da casa, o the cadillac, tem a carne sempre suculenta coberta por um bom queijo cheddar mais tiras de bacon crocantes. Atrai também o maverick, acrescido de cebola caramelada e queijo emmental. Para a entrada, há bolinho de arroz e asinhas de frango no molho barbecue. Na hora da sobremesa, é difícil resistir à ótima cheesecake, mas dê uma chance à torta de maçã com sorvete de creme.

Rua Mário Ferraz, 568, Itaim Bibi, ☎ 3078-2965 (175 lugares). 12h/0h (sex. e sáb. até 1h). Café da manhã, 9h30/14h30 (sáb., dom. e feriados). Cc: todos. Cd: todos. Estac. c/manobr. (R$ 18,00). → ? (☎ 2659-7600). ↔ www.pjclarkes.com.br. Aberto em 2008.

RENATA ARASSIRO CHOCOLATES

Uma das embaixadoras da marca Barry Callebaut no Brasil, a chocolatière Renata Arassiro rebatizou sua loja, antes chamada de Esses Chocolates, no início do ano. Depois de tocar a campainha e entrar, encare o difícil e delicioso momento de escolher quais bombons provar. São boas opções o de marzipã e gianduia coberto por chocolate amargo, o de manjericão e o de capim-santo e uísque. Há também uma bolinha de chocolate ao leite e Ovomaltine, para as crianças. Nos dias muito frios, fique com o chocolate quente com um toque de avelã.

Rua Pascal, 1195, Campo Belo, ☎ 5092-4977 (6 lugares). 10h/18h (fecha dom.). Cc.: todos. Cd: todos. Aberto em 2008.

THE GOURMET TEA

Dispõe de uma bancada repleta de latas coloridas com 35 blends orgânicos. Os clientes podem abri-las e sentir seus aromas um a um, numa festa olfativa ora sutil, ora potente. Feita a escolha, dá-se início a uma cerimônia do chá. Numa bandeja, chegam à mesa as folhas e uma jarra de água aquecida a aproximadamente 90 graus. Um cronômetro digital é colocado ao lado para monitorar o tempo ideal da infusão. Entre as opções estão o verde acrescido de limão e gengibre e o preto com essência de manga e pétalas de calêndula. Podem escoltar a bebida o cookie de chocolate brasileiro de origem controlada e o bolo de frutas secas finalizado por cream cheese, chá-preto, laranja e canela.

Rua Mateus Grou, 89, Pinheiros, ☎?2691-2755 (40 lugares). 7h30/21h. Cc: M e V. Cd: todos. →↔ www.thegourmettea.com.br. Aberto em 2011.

Fonte: VEJA RIO