CINEMA

Circuito Universitário de Cinema estreia na PUC

A partir desta quinta (25), universidade recebe sessões gratuitas de documentários e debates sobre as ditaduras na América Latina

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

70 - Setenta: a história dos 70 presos políticos exilados para o Chile
(Foto: Divulgação)

A partir desta quinta (25), a Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO), na Gávea, recebe as sessões do Circuito Universitário de Cinema. A abertura do evento será com o documentário 70 – Setenta, com roteiro da jornalista Sandra Moreyra. A exibição do filme está marcada para as 9h e será seguida de debate com a roteirista, um dos personagens, Chico Mendes, e a produtora Rosane Hatab. O filme conta a história dos 70 presos políticos exilados para o Chile em troca da libertação do embaixador suíço sequestrado durante a ditadura militar.

A programação conta ainda com a exibição de mais dois documentários: o inédito 500 – Os bebês roubados pela ditadura argentina, que relata a história das Avós da Praça de Maio; e Duas Histórias, que narra a trajetória de dois militantes socialistas na luta contra a ditadura militar brasileira.

Essa primeira edição do Circuito Universitário de Cinema exibe filmes e promove debates sobre as ditaduras na América Latina e suas consequências e acontece até o fim de setembro em universidades, escolas e instituições de ensino em todo o país.

+ Veja os dez melhores filmes em cartaz na cidade

500: a história das Avós da Praça de Maio da ditadura argentina
(Foto: Divulgação)

Confira a programação completa:

Quinta (25), 9h:

70 – Setenta, de Emilia Silveira (96 min)

Debate:

  • Rosane Hatab, Produtora do Setenta.
  • Sandra Moreyra,  Jornalista e roteirista do filme
  • Chico Mendes, Ex-preso político e personagem do Setenta.
  • Mediador: Prof. João Ricardo Dornelles, Membro da Comissão Nacional da Verdade, Integrante do Núcleo de Direitos Humanos da PUC e professor do Curso de Direito.

Segunda (29), 19h:

Duas Histórias, de Angela Zoe (52 min)

Quinta (2), 9h:

 500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina, de Alexandre Valenti (100 min)

A PUC-Rio fica na Rua Marquês de São Vicente, 225/Casa XV, Gávea. As sessões acontecem no Auditório B8 (Prédio do Direito).

+ Festival do Rio traz 350 obras de mais de 60 países

Duas Histórias: dois militantes socialistas na luta contra a ditadura militar brasileira
(Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA RIO