TECNOLOGIA

O Rio na palma das mãos

Com diversas utilidades, na hora de escolher um boteco ou um posto de gasolina, aplicativos para celulares se transformam em guia de bolso para os cariocas

Por: Alessandra Medina - Atualizado em

aplicativos.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A cena é cada vez mais corriqueira: a pessoa saca o telefone do bolso e começa a manuseá-lo na rua. Não necessariamente se trata de uma ligação ou envio de torpedo. Ela pode estar à procura de um filme em cartaz ou do posto de gasolina mais próximo. São comodidades proporcionadas pelos aplicativos, programas criados para smartphones e tablets que ganham um número crescente de usuários. Segundo a consultoria IDC, especializada na área de telefonia móvel, a expectativa é que neste ano surjam 10 milhões de compradores desses aparelhos no Brasil. O analista da IDC Bruno Freitas destaca o grande fator de sedução dessas engenhocas. "Esses equipamentos oferecem várias possibilidades, do entretenimento à busca pela informação", diz o especialista. "Daí o seu sucesso."

Nos Estados Unidos, pesquisadores consideram tal avanço uma revolução no comportamento. Batizada de apps culture, a teoria descreve como os softwares ampliaram o uso dos celulares, tornando-os ferramenta de entretenimento e informação. Dos 350 000 aplicativos à venda nas lojas virtuais, a maior parte é de jogos ou brincadeiras sem grande utilidade, como programas que reproduzem sons de bateria ou sabres de luz. Mas começam a ganhar força também os softwares que dão dicas sobre o trânsito ou detalhes sobre a agenda cultural das grandes metrópoles. Ao alcance dos cariocas, já existe uma série desses aplicativos. Abaixo, selecionamos dez deles, todos gratuitos, que podem facilitar ? e muito ? o seu dia a dia. Aproveite.

1 PARA ACHAR UM FILME

Com horários, salas exibidoras, sinopses e trailers, o Cine Mobits apresenta todos os filmes em cartaz. Basta digitar a cidade ou deixar que o aplicativo encontre sua localização. O programa tem as opções "convidar", que envia e-mails a amigos, e "comprar", para adquirir o bilhete no site ingresso.com. Disponível na App Store e em Android.

2 ÁLCOOL OU GASOLINA

Quem tem carro bicombustível sempre fica em dúvida na hora de abastecer. Com o software Brasilflex, que já teve mais de 300 000 downloads no país, o motorista precisa apenas informar o preço da gasolina e do álcool. O aplicativo, tomando como base o modelo do automóvel, dá a resposta. Disponível na App Store e, daqui a um mês, em Android.

3 BAFÔMETRO

No primeiro passo, o cliente fornece seu peso e sexo. Depois, digita a bebida e escreve a quantidade que foi consumida. Por meio de um gráfico, o visor do Last Call indica o provável teor alcoólico no sangue. Com o passar de horas e minutos, informa a quantas anda a redução da taxa. Disponível apenas na App Store americana.

4 VIAGENS AÉREAS

Com este software, batizado de Voos Mobile, o passageiro saberá se seu voo está atrasado ou no horário. Basta definir o terminal e a companhia aérea que o aparelho fornece

a situação de pousos e decolagens em tempo real, com dados da Infraero. Pode evitar o desgaste, muitas vezes desnecessário, de quem está preso no trânsito.Disponível na App Store e em Android.

5 DIVERSÃO COMPARTILHADA

O Qype armazena uma lista de bares, restaurantes e cafés, adicionados pelos próprios usuários do programa, que são os responsáveis por alimentar o banco de dados. Oferece ainda resenhas e comentários sobre os estabelecimentos feitos pelos frequentadores. Disponível na App Store e em Android.

6 TANQUE CHEIO

O Apontador Postos exibe os pontos de venda de combustível mais próximos ou, se o usuário preferir, pode estender a pesquisa a outros bairros. Informa os preços cobrados na região, localiza o posto no mapa e traça a rota até o local selecionado.

É possível ver no sistema onde sai mais barato abastecer o veículo naquele dia. Disponível na App Store, em Android e Blackberry.

7 DEPOIS DO BOTECO, O TÁXI

Como o nome sugere, o Bares Heineken destaca os botequins da vizinhança que servem essa marca da bebida. Para facilitar a vida de quem já tomou umas e outras, a traquitana disponibiliza também uma lista de centrais de táxis, que podem ser acionadas com um simples toque. Disponível na App Store e em Android.

8 LIVRE DOS ENGARRAFAMENTOS

O Apontador Trânsito disponibiliza informações sobre as vias da cidade, podendo indicar o melhor caminho de um ponto a outro. Com acesso às câmeras da CET-Rio, é possível ao usuário acompanhar em tempo real a situação de ruas, avenidas e estradas pelos mapas interativos ou elaborar seu trajeto rotineiro e saber de antemão se há alguma retenção. Disponível na App Store e em Android.

9 ONDE ESTACIONAR

Uma das situações mais desagradáveis no trânsito carioca é a procura por uma vaga. Para tornar o processo mais fácil, o aplicativo Bradesco Seguro Auto localiza os estacionamentos rotativos da cidade. Em uma consulta rápida, você pesquisa onde pode parar o carro nas redondezas, com endereço, telefone e distância a ser percorrida. Disponível na App Store.

10 CADÊ MEU CARRO?

Quem nunca ficou horas procurando o automóvel em um estacionamento lotado de um shopping? Pois o Minha Vaga dá a localização exata do veículo. O processo é simples. Ao estacionar, o proprietário aciona a tecla "guardar vaga". Na hora de retornar, é só apertar o ícone "localizar vaga" que o aparelho traça uma rota até o lugar indicado. Disponível na App Store e, daqui a dois meses, em Android.

Fonte: VEJA RIO