COMIDA

Páscoa criativa

Sete ideias fáceis para preparar seus próprios presentes de Páscoa em casa e fugir dos altos preços dos ovos de chocolate

Por: Louise Peres - Atualizado em

Não adianta reclamar. Todo ano aquele mesmo chocolate do seu bombom favorito é transformado em ovo e, consequentemente, o novo formato faz o preço subir. Pela mesma quantidade do doce encontrada em uma barra, por exemplo, paga-se muito mais ? com frequência a variação supera os 100% de aumento. Para fugir desses valores extorsivos, a dica é apostar em soluções que você pode fazer em casa, bem mais criativas do que os já batidos quadradinhos de chocolate. Quer tentar? Confira abaixo sete ideias fáceis, práticas e baratas para presentear os amigos na Páscoa ? as crianças, principalmente, vão adorar.

COELHINHOS DE ALFAJOR

Até os pequenos vão adorar montar este bichinho, feito de alfajores, marshmallows e confeitos coloridos.

oreo-easter.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Você vai precisar de

1 alfajor coberto com chocolate branco

2 marshmallows

1 confeito colorido (para o nariz)

Açúcar colorido

Chocolate granulado (para os olhos)

Palitos de dente

Como fazer

Para fazer as orelhas, corte os marshmallows pela metade, na diagonal. Com um palito, prenda cada orelha no alfajor. Faça os olhinhos do coelho com chocolate granulado, e o nariz com um confeito. Salpique açúcar colorido sobre as orelhas.

BARRA COLORIDA

As barras de chocolate são muito mais baratas, mas também são a maneira mais monótona de presentear alguém querido ? principalmente as crianças. Para dar outra cara aos quadradinhos, que tal adicionar confeitos coloridos?

EasterBunnyBark-477.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Você vai precisar de

1 barra de chocolate branco

1 pacote de confeitos de chocolate coloridos

Como fazer

Pique a barra de chocolate numa vasilha de vidro. Leve ao micro-ondas por 15 segundos segundos. Retire, misture com uma espátula e, se necessário, leve de volta ao aparelho por mais 15 segundos. Acrescente os confeitos ao chocolate e despeje a mistura numa bandeja. Leve ao congelador até resfriar. Corte em pedaços e sirva.

COELHINHO DE BRIGADEIRO

Quer pretexto melhor do que a Páscoa para comer um monte de brigadeiros? Cobertos com ganache de chocolate, eles rendem simpáticos coelhinhos.

coelhinhobrigadeiro.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Você vai precisar de

1 lata de leite condensado

1/2 caixinha de creme de leite

1 barra de chocolate ao leite

2 colheres de sopa de margarina

2 colheres de sopa achocolatado em pó

Chocolate modelável

Pasta americana rosa

1 folha de papel manteiga

Olhos e coraçõezinhos de comestíveis

Como fazer

Brigadeiros

Prepare um brigadeiro bem encorpado (misture numa panela 1 lata de leite condensado, 2 colheres de margarina e 2 colheres de achocolatado em pó, mexendo sem parar até levantar fervura) e deixe esfriar bastante. Besunte as mãos com margarina e enrole o doce no tamanho de uma bolinha de ping pong.

Ganache

Em outra panela, adicione a barra de chocolate picada e o creme de leite. Derreta a mistura em banho maria.

Orelhas

No papel manteiga, desenhe um molde oval, que será o formato dos pés do coelhinho. Abra o chocolate modelável numa superfície firme e use uma faca para cortar os moldes. Sobre outra folha de papel, monte os pares de pés. Para as orelhas (chocolate modelável) e a parte interna delas (pasta americana rosa), faça bolinhas de cada material e modele manualmente as pecinhas.

Montagem

Encha um copo com o ganache de chocolate e, com um garfo, mergulhe uma bolinha de brigadeiro de cada vez. Coloque a bolinha coberta de chocolate sobre o par de pés do coelhinho. Use uma espátula ou uma faca para criar a textura na bolinha, puxando o chocolate. Cole as orelhinhas, os olhinhos e o coração comestível no lugar da boca.

VASILHAS DE CHOCOLATE

Ótimas opções para presentear, mas também para servir sobremesas no almoço de Páscoa. Aprenda a preparar recipientes de chocolate.

vasilhadechocolate.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Você vai precisar de

Balões de encher

300 gramas de chocolate meio amargo picado

Folhas de papel manteiga

Como fazer

Forre uma bandeja lisa com o papel. Encha os balões de modo a ficarem redondos, não muito cheios. Derreta metade do chocolate numa vasilha funda, em banho maria. Retire a vasilha do fogo e adicione o chocolate restante, mexendo até desmanchar todo o conteúdo. No papel, crie discos usando 6 colheres de chá da mistura ? eles serão a base das vasilhas de chocolate. Agora, mergulhe os balões no chocolate derretido ? até metade ou ¾ deles, no máximo. Posicione cada balão sobre uma base. Leve ao congelador por 30 minutos. Retire e delicadamente faça pequenos furos em cada balão. NÃO puxe o balão ? aguarde que ele irá esvaziar e se soltar sozinho. Quando ele estiver vazio, retire delicadamente e devolva as vasilhas ao congelador por mais tempo, até a hora de servir.

MORANGOS COM CHOCOLATE

Um clássico que pode ter muito mais graça do que ovos absurdamente caros.

morangoscomchocolate3.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Você vai precisar de

Morangos com cabo

Uma barra de chocolate picado

Castanhas de caju picada

Como fazer

Lave e enxugue delicadamente os morangos, preservando o cabinho e as folhinhas. Mergulhe cada um no chocolate (derretido previamente em banho maria). Mergulhe o morango coberto de chocolate num pote com a castanha de caju picada. Se quiser, derreta um pouco de chocolate branco para decorar. Leve os morangos ao refrigerador por pelo menos 30 minutos antes de servir.

BRIGADEIRO DE COLHER

Simples, corriqueiro, mas ainda assim uma charmosa delícia para a Páscoa. Você apenas precisa de confeitos coloridos, que aqui farão toda a diferença.

colheresbrigadeiro.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Você vai precisar de

1 lata de leite condensado

2 colheres de sopa de margarina

2 colheres de sopa achocolatado em pó

Colheres de plástico coloridas

Confeitos coloridos bem pequenos

Disponha as colheres sobre uma superfície lisa. Prepare o brigadeiro - misture numa panela 1 lata de leite condensado, 2 colheres de margarina e 2 colheres de achocolatado em pó, mexendo sem parar até levantar fervura. Antes de esfriar, despeje o brigadeiro nas colheres. Salpique confeitos coloridos por cima.

PALITOS DE MARSHMALLOW

Há quem ache marshmallows doces um tanto açucarados. Mas quem há de negar que eles fazem uma dupla e tanto com o chocolate, principalmente neste início de outono com as temperaturas caindo? Esse é facílimo de fazer.

chocomarshmallows.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Você vai precisar de

Marshmallows

Palitos coloridos

Confeitos coloridos bem pequenos

1 barra de chocolate

½ caixinha de creme de leite

Como fazer

Em banho maria, derreta o chocolate com o creme de leite. Despeje a mistura numa vasilha rasa. Coloque os marshmallows na vasilha, mantendo o topo limpo, e espete ali os palitos. Passe a face do marshmallow coberta de chocolate nos confeitos.

ONDE ENCONTRAR

Os lugares onde você encontra o material necessário para preparar essas e outras gostosuras

Aidan Festa

Com unidades no Centro e na Tijuca, a loja especializada em artigos para festas vende todo tipo de material para você preparar seus doces e chocolates. Endereços e mais informações no site www.aidanfesta.com.br

Atelier da Gula

A casa oferece cursos variados em confeitaria e vende, em sua sede, o material necessário para a produção das guloseimas. Endereços e mais informações no site

www.atelierdagula.com.br

Casas Pedro

Além de uma infinidade de temperos e especiarias, a rede oferece uma série de artigos para doceria. Endereços e mais informações no site www.casaspedro.com.br

Fotos: Reprodução da Internet

Fonte: VEJA RIO